ALUNA DE BIOMEDICINA É APROVADA EM MESTRADO DA FIOCRUZ

segunda-feira, 25 de novembro de 2019.
ALUNA DE BIOMEDICINA É APROVADA EM MESTRADO DA FIOCRUZ

Camila Medeiros, aluna do 8° período de Biomedicina, foi aprovada no Mestrado em Ciências da Saúde do Instituto René Rachou – Fiocruz Minas. Ela desenvolverá seus estudos em “Biologia Celular e Molecular, Genética e Bioinformática”, na Linha de Pesquisa “Imunologia das Doenças Infecciosas Parasitárias”. O processo seletivo contou com a produção de um artigo cientifico em inglês, relacionado à área de Ciências da Saúde e apresentação da proposta de pesquisa.

A acadêmica também participou de entrevista, e seu currículo e histórico foram submetidos a análises. As aulas começarão em fevereiro do próximo ano. Sob a orientação da Profa. Dra. Lis Ribeiro do Vale Antonelli, a discente realizará o “Estudo da dinâmica de moléculas solúveis e da infecção por Plasmodium vivax em indivíduos assintomáticos” – um desafio para o programa de erradicação da malária no Brasil.

De acordo com a pesquisadora, cerca de 6% a 8% dos indivíduos, sem manifestar sintomas, possam estar infectados com o P. vivax e transmitir o parasito para o seu principal vetor, Anopheles darlingi. Ela explicou que pouco se sabe sobre os níveis e a oscilação de moléculas solúveis em tais casos no decorrer da infecção. “É provável que o desfecho, ou até mesmo o curso da infecção assintomática, seja previsto através dos níveis de determinados fatores solúveis no sangue”, argumentou.

Trajetória

Camila Medeiros comentou sobre sua trajetória no Centro Universitário de Formiga. “Eu não seria nada sem os meus quatro anos de Iniciação Científica. Foi a melhor oportunidade que tive na graduação. No Programa, percebi a minha paixão por pesquisa, além de ser orientada pelo Prof. Dr. Andrei Pereira Pernambuco, professor altamente competente e minha fonte de inspiração”, disse.

A entrevistada enfatizou que todo o suporte e infraestrutura oferecidos pelo UNIFOR-MG possibilitaram os seus projetos e a obtenção de resultados satisfatórios, inclusive publicados em revistas internacionais. Ela ressaltou que o Mestrado será uma etapa fundamental para a sua vida acadêmica e profissional. Sua expectativa é crescer como pesquisadora e aprimorar sua didática para, futuramente, aplicá-la em sala de aula.

UNIFOR-MG REALIZARÁ “TRILHA DO AGRO – DRONES AGRÍCOLAS” EM PIUMHI/MG

UNIFOR-MG REALIZARÁ “TRILHA DO AGRO – DRONES AGRÍCOLAS” EM PIUMHI/MG