Alunas de Fisioterapia desenvolvem trabalho no Centro de Convivência do Idoso

terça-feira, 05 de maio de 2009.
Alunas de Fisioterapia desenvolvem trabalho no Centro de Convivência do Idoso

As alunas do nono período de Fisioterapia, Fabiane Lopes Faria e Lucila Regina de Almeida Castro, estão desenvolvendo um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) de título Avaliação do Equilíbrio Funcional em Idosos do Centro de Convivência de Formiga. O trabalho está sob a orientação da Profa. Ms. Roberta Avelar Araújo Garcia e co-orientação do Prof. Ms. Anderson Luís Coelho.

O TCC, que teve início em agosto passado, propõe uma avaliação do equilíbrio funcional de cerca de 90 idosos que frenquentam o Centro de Convivência do Idoso de Formiga/MG

As alunas do nono período de Fisioterapia do UNIFOR-MG, Fabiane Lopes Faria e Lucila Regina de Almeida Castro, estão desenvolvendo um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) cujo título é Avaliação do Equilíbrio Funcional em Idosos do Centro de Convivência de Formiga.

Sob a orientação da Profa. Ms. Roberta Avelar Araújo Garcia, também coordenadora do curso, e co-orientação do Prof. Ms. Anderson Luís Coelho, o trabalho tem como objetivos avaliar o equilíbrio funcional entre os idosos participantes do Centro de Convivência de Formiga; comparar o equilíbrio funcional dos idosos do Centro com os idosos de uma ILPI (Instituição de Longa Permanência do Idoso), que fica em Pouso Alegre/MG; associar o risco de quedas com as variáveis de interesse; dentre outros.

O TCC, que teve início em agosto de 2008 e tem data prevista para término em junho desse ano, é desenvolvido por meio da coleta de dados realizada no Centro de Convivência do Idoso. "Avaliamos o equilíbrio funcional, de acordo com aspectos distintos do equilíbrio, como: diminuição da base de sustentação, alteração visual, transferências, deslocamento anterior, entre outras. Posteriormente, faremos uma relação desse resultado com o fator da queda, que é comum entre pessoas acima dos 60 anos", explicam as alunas.

Resultados

De acordo com as acadêmicas, os idosos acham importante o desenvolvimento do trabalho, pois sabem que este tem o intuito de trazer benefícios a eles. "Apesar da pesquisa não ter sido realizada com a intenção de trazer pacientes à CLIFOR (Clínica Escola de Saúde do UNIFOR-MG), a partir do momento em que estes entravam nos critérios de exclusão, como limitações físicas ou sequelas de doenças neurológicas, informávamos sobre os atendimentos realizados na Clínica, como os desenvolvidos na área de geriatria e neurologia adulto, nos quais se encaixa a maioria dos encaminhados. Os idosos foram informados a respeito do tratamento, para que pudessem ter uma melhora da qualidade de vida", explicam.

Para a coordenadora do local, Sandra Martins, "é fundamental a parceria firmada entre as alunas e o Centro de Convivência e muito importante os encaminhamentos indicados pelas estudantes à CLIFOR", diz.

Um dos idosos avaliados, Sr. Guido Pereira Florentino, aposentado, diz que o trabalho das alunas é muito bom. "Elas trazem mais alegria ao Centro", comenta.

A coordenadora de Fisioterapia e orientadora do TCC, Profa. Ms. Roberta; a coordenadora do Centro de Convivência do Idoso, Sandra; e as alunas Fabiane e Lucila

PROJETO “AMIGOS DA EQUOTERAPIA” TERÁ NOVO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
26 de março de 2024

PROJETO “AMIGOS DA EQUOTERAPIA” TERÁ NOVO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO