Alunas do curso de Nutrição do UNIFOR-MG desenvolvem projetos de saúde

quinta-feira, 18 de outubro de 2007.
Alunas do curso de Nutrição do UNIFOR-MG desenvolvem projetos de saúde
As alunas desenvolveram projetos voltados aos funcionários da Santa Casa de Formiga, com o objetivo de promover a saúde entre os trabalhadores

Nos meses de setembro e outubro, as alunas Fabiane Alves da Silva, Míriam Soares Teixeira e Melina Morais, do oitavo período de Nutrição do UNIFOR-MG, desenvolveram projetos de saúde na Santa Casa de Caridade de Formiga/MG (SCCF-MG), sob a supervisão da professora do Centro Universitário, Maria da Conceição Freitas, e do nutricionista do hospital, Othon Teixeira.

O projeto desenvolvido pela aluna Mírian, Aperfeiçoamento de Boas Práticas de Manipulação, promoveu um treinamento aos funcionários do Serviço de Nutrição e Dietoterapia da Santa Casa, objetivando melhorias na manipulação dos alimentos servidos aos funcionários e, principalmente, aos enfermos. De acordo com a estudante, a recepção, dentro da Santa Casa, foi muito boa: “fui recebida, por toda a equipe do Serviço de Nutrição e Dietoterapia, com muito carinho. Os funcionários participaram, ativamente, do treinamento, buscando informações e adquirindo conhecimentos que enriqueceram as atividades cotidianas. Foi extremamente valioso o desenvolvimento do projeto, pude praticar os conhecimentos adquiridos durante o curso. Dessa forma, trabalhei meu aprendizado, relacionando prática e teoria”, afirmou a aluna.

O projeto desenvolvido pela acadêmica Fabiane, com o nome Perfil Nutricional dos Funcionários da Santa Casa de Caridade de Formiga (SCCF-MG), teve como objetivo inicial avaliar somente os funcionários que fazem refeições na SCCF-MG, porém, segundo ela, “o trabalho tomou maiores proporções e foi solicitado, pelos demais funcionários, a participação de todos”. Foram avaliadas 122 pessoas. De acordo com a aluna, “o projeto permitiu oferecer, aos trabalhadores da SCCF-MG, noções de alimentação saudável, adequadas às necessidades biológicas e sociais dos funcionários, associadas aos hábitos alimentares desses profissionais, que convivem com diversas patologias. Foi um trabalho importante para a redução do número de afastamentos provenientes de problemas de saúde”, disse Fabiane.

Os projetos foram encerrados no dia 11 de outubro, na parte da tarde, com a participação de todos os funcionários que trabalham no Serviço de Nutrição e Dietética do hospital. As alunas promoveram uma palestra e uma apresentação de slides motivacionais às cozinheiras.

UNIFOR-MG e formação profissional

As alunas do curso de Nutrição confirmaram o comprometimento do UNIFOR-MG com a formação do estudante. Segundo elas, “o Centro Universitário é padrão de qualidade de ensino superior, proporcionando, aos alunos, oportunidade de estágios curriculares, de excelente qualidade. O UNIFOR-MG também prepara os alunos para o mercado de trabalho, oferecendo toda a infra-estrutura necessária para isso, através de profissionais altamente qualificados, modernos laboratórios, segurança e atividades interdisciplinares”.

De acordo com as alunas, “o UNIFOR-MG foi importante por proporcionar toda a base da nossa profissão, demonstrando e promovendo o aprendizado de forma contínua e atual”.

ALUNOS DE ARQUITETURA E URBANISMO  E ENGENHARIA CIVIL PARTICIPAM DO WORKSHOP COM TEMA “ARQUITETURA E A APLICAÇÃO DE REVESTIMENTOS: PAR METROS BÁSICOS DE ESPECIFICAÇÃO”
15 de abril de 2024

ALUNOS DE ARQUITETURA E URBANISMO E ENGENHARIA CIVIL PARTICIPAM DO WORKSHOP COM TEMA “ARQUITETURA E A APLICAÇÃO DE REVESTIMENTOS: PAR METROS BÁSICOS DE ESPECIFICAÇÃO”

ALUNOS DE ENFERMAGEM APRESENTARAM TEATRO COM TEMA “CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO DO CELULAR” NA ESCOLA MUNICIPAL PAULO BARBOSA