Aluno de Biblioteconomia participa de Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias

quinta-feira, 27 de novembro de 2008.

O aluno do sexto período de Biblioteconomia do UNIFOR-MG, Nelson Marcos Ferreira, criador e desenvolvedor do blog Biblio Focus, participou, no período de 10 a 14 de novembro, do XV SNBU (Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias). O evento foi realizado na cidade de São Paulo/SP, no Salão de Convenções do Anhembi, e teve como tema Empreendedorismo e Inovação: Desafios da Biblioteca Universitária.

Nelson explica que sua participação foi possível graças a um convite feito por Márcia Palhares, egressa do curso de Biblioteconomia do UNIFOR-MG e moderadora do Portal Bibliotecário. Nelson relata que Márcia conheceu o blog e apresentou-o aos idealizadores e patrocinadores do portal, proprietários da distribuidora de Livros C3, que também gostaram e acharam pertinente fazer o convite. O Portal Bibliotecário e a distribuidora de Livros C3 estabeleceram uma parceria com os coordenadores do SNBU e fizeram a cobertura do evento, além de uma divulgação maciça do portal para todos os presentes, em um stand próprio. Nelson atuou no processo de fotografia, entrevista junto aos participantes e palestrantes e no processo de marketing do portal.

Para o aluno Nelson, a participação no SNBU foi de grande importância e aprendizado. “Participar de um evento onde há espaço de exposição, debate e reflexão sobre as tendências e desafios na área de gestão da biblioteca universitária, permitindo a exploração de novos conceitos, assim como o compartilhamento de experiências entre os profissionais de biblioteconomia, ciência da informação e áreas correlatas, faz com que se ampliem os horizontes e perspectivas para o profissional bibliotecário e para o desenvolvimento da ciência em no país”, conta.

O acadêmico também ressalta o apoio e o incentivo recebidos da direção e coordenação do curso, do Reitor do UNIFOR-MG, Prof. Ms. Marco Antonio de Sousa Leão, e dos professores e colegas.

Participantes
Cerca de 1300 bibliotecários participaram do evento, além de representantes de universidades do Brasil, Chile, Espanha Portugal e outros. De acordo com o aluno, muitos dos bibliotecários presentes eram egressos UNIFOR-MG, os quais estão espalhados por todo o país. “Isso mostra a competência e a eficácia dos profissionais graduados na Instituição e o comprometimento desses com o desenvolvimento e disseminação da informação do conhecimento”, afirma Nelson.

A Profa. Ms. Sônia Miranda e a ex-professora Eni Rios também participaram do evento.

Endereço do blog: www.bibliofocus.blogspot.com
Endereço do Portal Bibliotecário: www.portalbibliotecario.com.br