ALUNOS DE ARQUITETURA E URBANISMO PARTICIPAM DE VISITA TÉCNICA

segunda-feira, 05 de setembro de 2022.
ALUNOS DE ARQUITETURA E URBANISMO PARTICIPAM DE VISITA TÉCNICA

Discentes do 6° período de Arquitetura e Urbanismo participaram, no dia 27 de agosto, de uma visita técnica. A iniciativa foi da Profa. Ma. Aline Matos Leonel Assis, na disciplina Estúdio de Arquitetura e Urbanismo II. Os alunos desenvolverão o projeto de um edifício de uso público para um Centro Comunitário em Formiga. O trabalho será interdisciplinar com o envolvimento das matérias Sistemas Estruturais, Projeto Paisagístico e Instalações Elétricas.

Na oportunidade, além da Profa. Ma. Aline Matos, a Profa. Ma. Karla Carvalho, responsável pela disciplina Sistemas Estruturais, também acompanhou os acadêmicos. A visita foi dividida em três etapas. Na primeira, o grupo esteve na sede do Instituto Tatame do Bem, onde foram recebidos pelo fundador Rodrigo Assalin (egresso do UNIFOR-MG e parceiro nas atividades técnicas) e mais dois arquitetos responsáveis pelo projeto da nova sede, que está em execução. O fundador contou sobre a criação, o conceito e a filosofia do Instituto Tatame do Bem e como auxilia diversas comunidades da região.

Logo depois, os arquitetos Leandro Alejandro e Lucas Gabriel (egresso do UNIFOR-MG) exibiram o projeto da nova sede e explicaram para os discentes sobre as demandas iniciais e todo o estudo de viabilidades que foi feito pela equipe multidisciplinar para traçar as diretrizes e chegar ao resultado.

Em uma segunda fase, todos seguiram até a nova sede do Instituto Tatame do Bem, no bairro Novo Horizonte. No local, foi mostrado aos estudantes o canteiro de obras. As docentes e a equipe de profissionais envolvidos fizeram a apresentação. Nesse momento, uniu-se ao grupo o engenheiro Heytor Pimenta responsável pela acessibilidade, rotas de fuga e adequações junto ao Corpo de Bombeiros. O profissional é egresso e engenheiro do UNIFOR-MG.

Ainda no local, os acadêmicos conheceram a estrutura do CRAS IV e do CEU Novo Horizonte. A coordenadora Gilcéia Lima explicou a estrutura das entidades e as demandas atendidas. Além disso, os estudantes fizeram o reconhecimento do local, como um estudo de caso, buscando referências projetuais, estruturais e paisagística. Tudo isso servirá de fundamento para o projeto a ser desenvolvido na disciplina Estúdio de Arquitetura e Urbanismo II, em parceria com as demais disciplinas citadas anteriormente.

Na última etapa, as professoras acompanharam os alunos até o bairro Quartéis para um reconhecimento da área objeto de estudo escolhido para o Centro Comunitário. Ali, realizaram os levantamentos de dados necessários, registos fotográficos e o reconhecimento das características urbanas do entorno. Todo o processo é relevante para a interpretação das condicionantes e assim traçar diretrizes.

A Profa. Ma. Aline Matos Leonel Assis destacou que todas as fases da visita foram enriquecedoras para o conhecimento do grupo. “Foi uma manhã de aprendizado e somos gratos por todos que contribuíram!”.

ALUNOS DO CURSO DE BIOMEDICINA REALIZAM PROJETO DE EXTENSÃO NA ESCOLA MUNICIPAL ARLINDO DE MELLO
18 de abril de 2024

ALUNOS DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA PARTICIPARÃO DE WEBINAR QUE ABORDARÁ ORQUIECTOMIA EM EQUINOS E BOVINOS
18 de abril de 2024