ALUNOS DE ENFERMAGEM PARTICIPAM DO MINICURSO “REALIZAÇÃO DE SUTURA SIMPLES PELO ENFERMEIRO”
terça-feira, 07 de maio de 2024.Os alunos do curso de Enfermagem participaram, no dia 25 de abril, do Minicurso com o tema “Realização de sutura simples pelo enfermeiro”. A atividade foi realizada no Laboratório de Microbiologia e contou com a participação de Wender Antônio de Oliveira, egresso da 1ª turma de Enfermagem do UNIFOR-MG.
A coordenadora do curso, Profa. Ma. Polliana Lúcio Lacerda Pinheiro, também estava presente orientando os alunos durante a realização das suturas. Durante a prática, os alunos visualizaram a simulação do processo de sutura com uma língua de boi e aprenderam a realizar a sutura com barbantes.
Segundo Wender Antônio de Oliveira, a Resolução Nº 731 publicada em 2023, permite que o enfermeiro possa realizar suturas simples em ferimentos limpos, na profundidade da hipoderme, utilizando anestesia local. O curso de Enfermagem do UNIFOR-MG está trazendo uma inovação que agrega no repertório dos alunos e será um diferencial para eles como profissionais no mercado de trabalho.
O palestrante também conta sobre a dinâmica realizada com os alunos: “Hoje nós vamos revisar a anatomia para entender um pouco da fisiologia da pele, principalmente nas camadas. Vou explicar sobre o uso do anestésico, como aplicar e quais são os seus efeitos. Eles vão poder conhecer um pouco dos diversos tipos de nós que existem, os tipos de sutura e os tipos de fio. Vão aprender como escolher o fio, como fazer o procedimento e como não contaminar”.
Ele comentou que a resolução que permite ao enfermeiro realizar suturas simples é mais um passo da Enfermagem brasileira e contribui também para o funcionamento das Unidades de Saúde, principalmente no setor de urgência e emergência.
A trajetória de Wender Antônio de Oliveira teve início na primeira turma de Enfermagem do UNIFOR-MG, onde se formou em 2004. Após se formar, ele atuou na Gerência Regional de Saúde de Divinópolis, foi para Brasília, onde atuou no Ministério da Saúde até 2016. Em sequência, ele retomou a área acadêmica, fez especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado, e começou a empreender na área educacional, com foco na questão do ensino e aprendizagem relacionado à simulação realística, onde estudou a integração da teoria com a prática na formação do Enfermeiro no Brasil.