Alunos de Fisioterapia apresentam trabalho sobre pacientes com Doença de Parkinson

sexta-feira, 03 de julho de 2009.

No último dia 30, às 08:00 h, na Sala de Multimeios 1, os alunos do nono período de Fisioterapia, Diequison Rite da Cunha e Meiriane Kely Ribeiro, apresentaram o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) de título "Avaliação da qualidade de vida dos idosos de Formiga/MG acometidos pela Doença de Parkinson".

Segundo os alunos, o trabalho, iniciado no primeiro semestre de 2008 e finalizado esse mês, foi possível graças à constante orientação da Profa. Marcela Antunes Vaz e da co-orientação do Prof. Ms. Anderson Luís Coelho, além da ajuda da Profa. Ywia Danieli Valadares.

Os acadêmicos falam sobre o desenvolvimento do trabalho. "O estudo foi realizado em Formiga, por intermédio de visitas domiciliares aos pacientes com Doença de Parkinson, as quais realizamos sempre em companhia dos Agentes Comunitários de Saúde, mediante autorização da Secretaria Municipal de Saúde", explicam.

Meiriane e Diequison afirmam ter aprendido com a experiência e falam sobre a importância da produção e realização do TCC. "Esse trabalho foi de suma importância para nós, pois, com a realização dele, foi possível adquirir novos conhecimentos e colocar em prática ações da Fisioterapia, como a abordagem dos pacientes durante a coleta de dados. O TCC foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do UNIFOR-MG, do qual sempre obtivemos as explicações e os esclarecimentos necessários", dizem.

A coordenadora do curso, Profa. Ms. Roberta Avelar Araújo Garcia, explica que o trabalho aborda uma questão bastante importante e que foi muito bem desenvolvido pelos alunos.

Banca

A banca avaliadora do trabalho foi formada pelas professoras: Profa. Marcela Antunes Vaz (orientadora); Profa. Mônica Pedrosa; e Profa. Anna Flávia Valadares.

{mosimage}

OPORTUNIDADE PARA ALUNOS DE ADMINISTRAÇÃO