Alunos de Fisioterapia desenvolvem trabalho de avaliação com atletas do Vila Esporte Clube

quarta-feira, 30 de abril de 2008.
Os alunos do sétimo período do curso de Fisioterapia do UNIFOR-MG estão participando de um estágio de Fisioterapia Desportiva, junto aos jogadores das equipes infantil e juvenil do Vila Esporte Clube, em Formiga/MG. Os atletas, que têm entre quatorze e dezessete anos, disputam o Campeonato Mineiro e vêm da cidade e região.

O trabalho, supervisionado pelo Prof. Ms. Andrei Pernambuco e realizado gratuitamente, tem como objetivo avaliar os jogadores, documentar as informações e construir um histórico da saúde dos mesmos. De acordo com o professor, as análises englobam: avaliação postural, de sinais vitais, de flexibilidade, de força muscular, além de anamnese. “Os alunos irão realizar um trabalho de caráter preventivo, orientado os atletas e promovendo palestras sobre saúde física, o que será feito através de treinamentos específicos e voltados para a necessidade de cada jogador”, explica.

A reabilitação dos jovens ainda possui um caráter secundário no trabalho, o que, segundo o professor, irá se modificar. “Com a inauguração da Clínica Escola de Fisioterapia, no campus do UNIFOR-MG, os alunos e os jogadores terão acesso a aparelhos modernos e local adequados para a reabilitação dos atletas, promovendo os atendimentos que se fizerem necessários no decorrer do trabalho”, afirma.

Para o professor, outro ponto merece destaque no trabalho: a parceria entre o Vila e o Clube Atlético Mineiro. “Por intermédio desse convênio, provavelmente, os alunos terão a possibilidade de conhecer as instalações e os profissionais do Atlético, o que representa um diferencial para os futuros fisioterapeutas. Os jogadores também são beneficiados, pois tendo, a partir de agora, um histórico de saúde particular detalhado e organizado, terão mais facilidade em conseguir transferência para outro clube”, conta.

Atendimentos
Os alunos de Fisioterapia foram divididos em quatro grupos e realizam o atendimento no Vila nas segundas, terças e quartas, até o mês de junho, das 15:30 h às 18:00 h. Nas quartas-feiras, os estudantes não fazem avaliação, eles promovem atividades educacionais, como discussão de artigos científicos e apresentação de casos clínicos dos jogadores, além de palestras educativas.

UNIFOR-MG REALIZARÁ “TRILHA DO AGRO – DRONES AGRÍCOLAS” EM PIUMHI/MG

UNIFOR-MG REALIZARÁ “TRILHA DO AGRO – DRONES AGRÍCOLAS” EM PIUMHI/MG