ALUNOS DE FISIOTERAPIA E ENFERMAGEM REALIZAM ATIVIDADES DE EXTENSÃO NA CIDADE DE FORMIGA
segunda-feira, 20 de maio de 2024.Acadêmicos dos cursos de Fisioterapia e Enfermagem do UNIFOR-MG realizaram atividades de extensão na cidade de Formiga sob a coordenação dos professores Profa. Ma. Polliana Lúcio Lacerda Pinheiro, coordenadora do curso de Enfermagem, Prof. Me. Wellerson Costa Faria, coordenador do curso de Fisioterapia, e Profa. Ma. Kelly Cristina Paim Chaves, responsável pela execução.
Os alunos dos 7º períodos de Fisioterapia e Enfermagem ministraram uma palestra, no dia 20 de março, na Escola Estadual Dr. Abílio Machado com o tema “Ansiedade”. No dia 25 de abril ministraram uma palestra na Escola Estadual Jalcira Santos Valadão com o tema “Influência das redes sociais”.
Já os alunos dos 9º períodos de ambos os cursos desenvolveram atividades na Associação Mão Amiga para um grupo de senhoras com idades entre 60 e 84 anos. No dia 21 de fevereiro ministraram uma palestra com o tema “Orientações e cuidados pós dengue” e realizaram alongamentos e exercícios cinesioterapêuticos. No dia 13 de março ministraram uma palestra com o tema “Orientações e cuidados com a pele”. Em seguida, realizaram a demonstração do passo a passo quanto aos cuidados com a pele do rosto; higienização, esfoliação, hidratação e proteção. Além disso, também fizeram a aplicação de terapias manuais para promover relaxamento como drenagem linfática e massagem relaxante.
Essas atividades de extensão desenvolvidas pelo Centro Universitário de Formiga, em prol da sociedade formiguense, se tornam essenciais para a trajetória acadêmica. Por meio delas, o aluno aprimora os conhecimentos teóricos e os aplica para observar os resultados.
A experiência também permite promover a articulação e interação de ideias, assim como colocá-las em prática, podendo, assim, valorizar ainda mais o conhecimento adquirido durante sua formação.
O contato do aluno com a sociedade permite uma melhor compreensão dos problemas e dificuldades apresentados pelo público direcionado na tentativa de lidar com o seu enfrentamento por meio da informação.