
Alunos de Fisioterapia participam de Seminário sobre Deficiência Física
sexta-feira, 25 de novembro de 2011.
Na ocasião, o médico veterinário e vereador da cidade Arcos, José Aparecido Silva, proferiu uma palestra aos acadêmicos. Ele contou sobre o acidente que sofreu, quando tinha dez anos, ajudando o pai com o corte de capim na roça. “Depois do ocorrido, tive que reaprender a desenvolver todas as minhas atividades com o braço esquerdo, já que tive o direito amputado. Porém, nada disso me atrapalhou, nem na vida pessoal e nem profissional. Realizo cirurgias em animais de pequeno e grande porte, da mesma forma que os outros médicos veterinários. Nunca percebei nenhum tipo de preconceito. Sinto-me realizado e agradeço a Deus a chance de vida que Ele me deu!”, disse.
O palestrante ainda alertou os alunos para a importância da dedicação aos estudos e também da realização de um trabalho correto e ético. Segundo ele, os futuros profissionais terão que estar preparados para receber os pacientes, que, em sua maioria, sofrem de muitas dores e traumas psicológicos, mas, ainda assim, deverão ter respeito por todos eles.
Entenda
Para a realização do seminário, os acadêmicos se dividiram em quatro grupos, sendo cada um deles responsável por apresentar um tipo de deficiência: física, auditiva, visual e mental. Num primeiro momento, os alunos apresentam a parte teórica do tema abordado. Em seguida, levam à sala de aula um convidado deficiente.
A atividade tem como objetivo mostrar aos alunos que a deficiência, muitas vezes, pode ser superada, o que é comprovado pelo depoimento dos convidados.
{mosimage}
No dia 21 de novembro, mais uma etapa do Seminário sobre Deficiência Física, desenvolvido pelos alunos do 2o período de Fisioterapia, foi realizada