Alunos do 8º período de Engenharia de Produção participam de desafio

segunda-feira, 21 de agosto de 2017.
Alunos do 8º período de Engenharia de Produção participam de desafio

Alunos do 8º período de Engenharia de Produção participaram de uma atividade prática na quinta-feira, 10 de agosto, na disciplina de Projetos de Produtos. O trabalho teve como objetivo realizar processos de resoluções de problemas de engenharia, com a aplicação sistematizada de técnicas e ferramentas de apoio através do trabalho em equipe.

Como desafio proposto pelo Prof. Dr. Pedro Luiz Terra Lima, cerca de trinta discentes tinham como meta jogar um objeto frágil (ovo de galinha in natura) na maior distância possível, baseando-se em conhecimentos das ciências naturais e engenharia adquiridos na graduação, levando em conta condicionantes materiais, tecnológicas e econômicas.

De acordo com o docente, a atividade prática obteve bastante sucesso e a maior distância de lançamento, sem quebrar o ovo, foi 94 metros. O grupo vitorioso foi formado pelos alunos Rafael Henrique Ribeiro, Solange da Silveira Rolindo, Daniella Carolina da Silva, Jéssica Almeida e Joelma Santos.

O Prof. Dr. Pedro Luiz Terra Lima explicou que o protótipo projetado pelo grupo é constituído de um foguete de garrafa pet reciclável movido a ar comprimido, que tem como princípio de funcionamento a pressão da água forçada pelo ar,  que ao sair da garrafa produz o empuxo necessário para o lançamento do foguete.

Segundo o docente, o protótipo possui um compartimento com ar comprimido e outro compartimento anti-impacto para proteção do ovo, composto por um balão de ar, espuma poliuretano (espuma de colchão), plástico bolha e fita adesiva. O custo total do material foi de R$11,00.

PROJETO “AMIGOS DA EQUOTERAPIA” TERÁ NOVO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
26 de março de 2024

PROJETO “AMIGOS DA EQUOTERAPIA” TERÁ NOVO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

UNIFOR-MG PROMOVERÁ EM PARCERIA COM O CEMAP MESA REDONDA COM O TEMA “VALORIZE AS CAPACIDADES E RESPEITE OS LIMITES”