ALUNOS DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA PARTICIPAM DE CURSOS DE NIVELAMENTO
quarta-feira, 27 de novembro de 2024.Os alunos do curso de Medicina Veterinária participaram, nos dias 7 e 8 de novembro, de cursos de nivelamento com o tema “Primeiros Socorros e Terapias Alternativas em Equinos”.
No dia 7, os alunos participaram de uma palestra sobre técnicas complementares para animais atletas, ministrada pela palestrante Gabryelle Fagundes. O curso teve início em sala de aula no campus do UNIFOR-MG e, posteriormente, a turma se deslocou para um haras próximo para a aula prática e demonstrativa. No haras, Gabryelle demonstrou os procedimentos na égua atleta, chamada Frida, de quatro anos, que participa de competições de marcha.
“Hoje, viemos falar um pouco sobre terapias complementares na rotina dos equinos atletas. Estamos abordando quiropraxia, fisioterapia, alongamento e condicionamento desses animais durante as provas. O objetivo é mostrar na prática como fazer a avaliação e aplicar os tratamentos possíveis para proporcionar o maior bem-estar possível aos atletas”, explicou Gabryelle.
O aluno Bruno Mardem, do 4º período, esteve presente na prática com a égua e descreveu a experiência: “É muito gratificante para nós alunos receber uma profissional como a Gabryelle Fagundes que hoje veio demonstrar técnicas complementares na rotina do animal atleta. Aqui a gente trouxe uma égua que é atleta. Ela tem um encurtamento nos membros posteriores e a Gabryelle veio fazer a demonstração das técnicas que ela apresentou mais cedo em sala de aula agora, utilizando da égua para demonstrar. Isso é muito bom para nós alunos, um enriquecimento extracurricular incrível”, disse.
No dia 8, os alunos participaram, na Fazenda Laboratório, de uma palestra com a profissional Lara Nunes Sousa, que abordou o tema “Primeiros Socorros em Equinos”, demonstrando os procedimentos adequados para cada tipo de emergência.
Os cursos de nivelamento ampliaram o repertório dos alunos com conteúdos complementares à teoria aprendida em sala de aula. O contato direto com a prática ampliou o entendimento dos alunos e despertou ainda mais o interesse deles pela área.