Avaliação Institucional 2009 será realizada este mês no UNIFOR-MG

sexta-feira, 22 de maio de 2009.
Avaliação Institucional 2009 será realizada este mês no UNIFOR-MG

Será realizada, no período de 25 a 29 de maio, nos Laboratórios de Informática do campus, a Avaliação Institucional 2009 do UNIFOR-MG. Todos os alunos do Centro Universitário estão convidados a participar. Os dias e horários destinados à participação serão divulgados, durante as aulas, pelos coordenadores de curso. A Avaliação, realizada semestralmente no Centro Universitário, é organizada e desenvolvida pela Comissão Permanente de Avaliação (CPA), constituída e nomeada pelo Reitor do UNIFOR-MG, Prof. Ms. Marco Antonio de Sousa Leão.

O processo, que tem como objetivo apresentar o índice de satisfação da comunidade acadêmica, será promovido de 25 a 29 de maio

De acordo com a assessora Pedagógica e presidente da CPA, Profa. Ms. Marilene Nepomuceno, é por meio da Avaliação que a Instituição constrói o conhecimento sobre sua própria realidade e busca compreender os significados do conjunto de suas ações, para aprimorar a educação e alcançar maior relevância social. "Trata-se de uma atividade periódica, criativa e renovadora de análise, interpretação e síntese das informações que delineiam seu perfil. Portanto, exige-se que todos os participantes tenham o sentimento de responsabilidade, maturidade e bom senso ao responder aos questionários e ao contribuir com suas observações e sugestões", diz.

Segundo a professora, os alunos não são obrigados a participar, mas, caso o façam, efetivam seu papel de cidadãos ativos dentro do UNIFOR-MG. "A Avaliação Institucional é um processo que orienta para a melhoria e construção da qualidade educativa e, por isso, não é imposta e nem tem caráter de punição. A decisão de realizá-la é uma escolha ética, que obedece ao princípio da transparência e da responsabilidade social. O aluno que participa do processo torna-se um agente de transformação e contribui muito para a melhoria da qualidade de todos os serviços oferecidos", explica.

Avaliação Institucional

A Avaliação Institucional é um processo de caráter diagnóstico, formativo e de compromisso coletivo, que tem por objetivo identificar e definir o perfil e o significado da atuação da Instituição, por meio da verificação das condições em que ocorrem suas atividades, cursos, programas, projetos e setores administrativos.

O processo é feito mediante questionários, que permitem avaliar todos os segmentos do campus, por todos os participantes, ao mesmo tempo em que permite, a cada um, sua auto-avaliação. Após o preenchimento dos questionários, a CPA apura os resultados e os apresenta à Reitoria e aos coordenadores dos departamentos, para que seja iniciado um processo de reflexão. A análise dos resultados podem conduzir a possíveis redirecionamentos, com o objetivo de reafirmar o compromisso da Instituição com a qualidade e a excelência no processo de ensino-aprendizagem.

Muitas mudanças administrativas e pedagógicas, além de diversas obras, foram concretizadas por meio da Avaliação Institucional, como a construção da Praça de Alimentação e do Estacionamento do Prédio 04, além de muitas outras.

COLÉGIO UNIFOR CELEBRA ANIVERSÁRIO DE 54 ANOS

COLÉGIO UNIFOR CELEBRA ANIVERSÁRIO DE 54 ANOS

OPORTUNIDADE DE ESTÁGIO PARA ALUNOS DO CURSO DE DIREITO

OPORTUNIDADE DE ESTÁGIO PARA ALUNOS DO CURSO DE DIREITO