Avaliação Institucional 2009 será realizada este mês no UNIFOR-MG - Unifor MG
Avaliação Institucional 2009 será realizada este mês no UNIFOR-MG

sexta-feira, 22 de maio de 2009.
Avaliação Institucional 2009 será realizada este mês no UNIFOR-MG

Será realizada, no período de 25 a 29 de maio, nos Laboratórios de Informática do campus, a Avaliação Institucional 2009 do UNIFOR-MG. Todos os alunos do Centro Universitário estão convidados a participar. Os dias e horários destinados à participação serão divulgados, durante as aulas, pelos coordenadores de curso. A Avaliação, realizada semestralmente no Centro Universitário, é organizada e desenvolvida pela Comissão Permanente de Avaliação (CPA), constituída e nomeada pelo Reitor do UNIFOR-MG, Prof. Ms. Marco Antonio de Sousa Leão.

O processo, que tem como objetivo apresentar o índice de satisfação da comunidade acadêmica, será promovido de 25 a 29 de maio

De acordo com a assessora Pedagógica e presidente da CPA, Profa. Ms. Marilene Nepomuceno, é por meio da Avaliação que a Instituição constrói o conhecimento sobre sua própria realidade e busca compreender os significados do conjunto de suas ações, para aprimorar a educação e alcançar maior relevância social. "Trata-se de uma atividade periódica, criativa e renovadora de análise, interpretação e síntese das informações que delineiam seu perfil. Portanto, exige-se que todos os participantes tenham o sentimento de responsabilidade, maturidade e bom senso ao responder aos questionários e ao contribuir com suas observações e sugestões", diz.

Segundo a professora, os alunos não são obrigados a participar, mas, caso o façam, efetivam seu papel de cidadãos ativos dentro do UNIFOR-MG. "A Avaliação Institucional é um processo que orienta para a melhoria e construção da qualidade educativa e, por isso, não é imposta e nem tem caráter de punição. A decisão de realizá-la é uma escolha ética, que obedece ao princípio da transparência e da responsabilidade social. O aluno que participa do processo torna-se um agente de transformação e contribui muito para a melhoria da qualidade de todos os serviços oferecidos", explica.

Avaliação Institucional

A Avaliação Institucional é um processo de caráter diagnóstico, formativo e de compromisso coletivo, que tem por objetivo identificar e definir o perfil e o significado da atuação da Instituição, por meio da verificação das condições em que ocorrem suas atividades, cursos, programas, projetos e setores administrativos.

O processo é feito mediante questionários, que permitem avaliar todos os segmentos do campus, por todos os participantes, ao mesmo tempo em que permite, a cada um, sua auto-avaliação. Após o preenchimento dos questionários, a CPA apura os resultados e os apresenta à Reitoria e aos coordenadores dos departamentos, para que seja iniciado um processo de reflexão. A análise dos resultados podem conduzir a possíveis redirecionamentos, com o objetivo de reafirmar o compromisso da Instituição com a qualidade e a excelência no processo de ensino-aprendizagem.

Muitas mudanças administrativas e pedagógicas, além de diversas obras, foram concretizadas por meio da Avaliação Institucional, como a construção da Praça de Alimentação e do Estacionamento do Prédio 04, além de muitas outras.

PRORROGADO O PRAZO PARA INSCRIÇÕES DO PIBID (CADASTRO DE RESERVA)
26 de janeiro de 2023

PRORROGADO O PRAZO PARA INSCRIÇÕES DO PIBID (CADASTRO DE RESERVA)

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA TRANSFERÊNCIA EXTERNA COM MATRÍCULA GRATUITA