icone buscar
HOME » Biblioteca » Informações sobre a Biblioteca

Informações sobre a Biblioteca

A Biblioteca Ângela Vaz Leão está subordinada a Diretoria Geral de Ensino e tem como missão promover o acesso, a disseminação e o uso da informação como apoio ao ensino, a pesquisa e a extensão, contribuindo para a evolução e a produção do conhecimento. A Biblioteca é aberta a qualquer pessoa que busca conhecimento, precisa realizar uma pesquisa, ou apenas quer desfrutar de uma boa leitura e/ou lazer. Mas para realizar empréstimo de itens do acervo deve-se ter vínculo com o UNIFOR-MG: aluno, professor ou funcionário. A consulta ao acervo pode ser realizada de qualquer computador ligado à Internet.

Localizada no térreo do Prédio 2 do Campus Universitário do UNIFOR-MG, possui uma área física de 1.105 m², e oferece à comunidade acadêmica e ao público em geral, uma infraestrutura moderna e ambientes adequados para as atividades de ensino, pesquisa e extensão, com condições de acesso aos portadores de necessidades especiais. Possui, ainda, ambiente para estudo em grupo e individual, Seção de Obras de Referência, Seção de Coleções Especiais, Seção de Periódicos e Sala de Pesquisa que disponibiliza equipamentos para atividades de pesquisa online e digitação de trabalhos. Sala específica para a coordenação e para processamento técnico. Ao todo são disponibilizados 222 (duzentos e vinte e dois) assentos e 38 (trinta e oito) mesas.

Suas amplas portas e janelas permitem boa ventilação e associadas a lâmpadas de LED e piso na cor branca promovem uma iluminação adequada.

Na área do acervo as estantes com os livros, periódicos, monografias e demais acervos são adaptadas para atender pessoas com necessidades especiais, com corredores largos e com áreas de manobras para pessoa em cadeira de rodas.

As mesas, terminais de consulta, balcão de atendimento e recepção possuem altura e dimensões adequadas ao portador de necessidades especiais (P.N.E.)

Há também banheiros adaptados para P.N.E. de ambos os sexos, com todas as adequações necessárias, como alturas, barras de apoio e disposição das peças. Para maior segurança, estão disponíveis 96 escaninhos (auto-atendimento) para guarda de materiais dos usuários.

Contato: biblioteca@uniformg.edu.br   / (37)3329-1405

 

EQUIPE

Coordenadora geral

Virginia Alves Vaz – CRB6 – 1373

e-mail: vxbiblio@uniformg.edu.br

 

Bibliotecárias

Regina Célia Reis Ribeiro – CRB6 – 1362

e-mail: rsbiblio@uniformg.edu.br

Rosana Guimarães Silva – CRB6 – 3064

e-mail: rosana@uniformg.edu.br

 

 

ACERVO GERAL

b) Acervo de livros

Apresentamos abaixo o acervo de livros por área do conhecimento do CNPq e informamos que o compartilhamento de títulos entre as áreas é disponibilizado pela Biblioteca à coordenação de curso, por meio de relatório específico, elaborado a cada semestre.

Área (CNPq)
    Títulos
     Exemplares
  Ciências Exatas e da Terra    1.323   4.316
  Ciências Biológicas    2.138   2.483
  Engenharias    1.898  7.625
  Ciências da Saúde    2.342   7.463
  Ciências Agrárias    777   3.201
  Ciências Sociais Aplicadas    10.387   23.446
  Ciências Humanas     2.810   7.855
  Linguística Letras e Artes     10.307   16.176
 Multidisciplinar    1.324   1.489
  Total    33.306   74.054

Nota: Compreende livros, dissertações, teses.

b) Acervo de periódicos científicos

 

Área (CNPq)
    Títulos
     Exemplares
  Ciências Exatas e da Terra    20   851
  Ciências Biológicas    13   273
  Engenharias    42  1.595
  Ciências da Saúde    100   2.287
  Ciências Agrárias    28   913
  Ciências Sociais Aplicadas    149   5.072
  Ciências Humanas     32   1.233
  Linguística Letras e Artes     04   116
 Multidisciplinar    24   1.950
  Total    412   14.290

Nota: A Biblioteca disponibiliza na página do UNIFOR-MG uma lista de periódicos eletrônicos organizada por curso, para utilização da comunidade acadêmica. Todos os títulos listados oferecem texto integral gratuitamente.

c) Outros materiais

 AUDIOLIVRO   105
 TCC   2.095
  CD   871
  DVD    340

 

POLÍTICA DE EMPRÉSTIMO DOMICILIAR

Todos os alunos matriculados nos cursos de graduação e de pós-graduação no UNIFOR-MG, professores e funcionários administrativos podem realizar empréstimo de materiais na biblioteca. Os ex-alunos também podem ficar sócios da biblioteca com a apresentação de uma foto 3×4 e o pagamento da taxa respectiva.

 

Prazos e número de itens que podem ser emprestados estão relacionados às categorias de usuários:
 USUÁRIO TIPO DE MATERIAL  QUANTIDADE  PRAZO DE EMPRÉSTIMO
 Aluno  livro  5  7 dias
 Aluno  CD, DVD, TCC  1 de cada  7 dias
 Professor  livro  6  14 dias
 Professor  CD, DVD, TCC  1 de cada  14 dias
Funcionário  livro  5  7 dias
 Funcionário  CD, DVD, TCC  1 de cada  7 dias
 Egresso  livro  5  7 dias
 Egresso  CD, DVD, TCC  1 de cada  7 dias

A renovação do empréstimo pode ser feita em qualquer computador com acesso a internet. Para efetuá-la entre no site do UNIFOR-MG, acesse “Consulta ao Acervo” e abra o Gnuteca. Clique em RENOVAR no menu à esquerda e faça seu login (código de matrícula e senha). Confira todos os dados de seu empréstimo, assinale o(s) livro(s) que quer renovar e clique em Renovar. Fique atento à nova data de devolução! A renovação online pode ser feita por duas vezes.

Atenção: Se o empréstimo estiver em atraso ou se o material estiver reservado, a renovação não será efetuada. Por isso, não deixe para renovar na última hora e leia sempre a mensagem mostrada na tela.

 

PLANO DE ATUALIZAÇÃO DO ACERVO

Para o gerenciamento do acervo a fim de identificar a demanda de uso e a necessidade de atualização dos títulos em meio físico, são realizadas verificações sistemáticas semestrais do número de empréstimos. Assim, no semestre vigente é emitido relatório com o ranking de empréstimos do semestre anterior, e a partir disso, é verificada a proporção entre o número de empréstimos e o número de exemplares. A biblioteca subsidia o Núcleo Docente Estruturante (NDE) com relatórios de reservas e de empréstimos, para que o núcleo possa referendar a adequação das bibliografias básica e complementar em relação às unidades curriculares, considerando-se também, a quantidade de títulos e de exemplares e o número de vagas autorizadas (do próprio curso e de outros que utilizem os títulos). Além disso, a compra de livros, periódicos e outros materiais é organizada respeitando-se as solicitações dos docentes aos coordenadores de curso da Instituição. O fato das aquisições serem indicadas pelos docentes garante a correlação pedagógica entre o acervo, os cursos/programas da Instituição e o perfil do curso.Por meio desta verificação, pode haver a indicação de aquisição de mais exemplares, para os títulos que tiverem maior demanda, considerando o número de alunos/turmas em que o título é citado nas bibliografias básicas e complementares.

Dessa forma, a atualização do acervo passa por um programa de aquisição permanente, de acordo com a disponibilidade financeira da IES, por meio de compras, doações e permutas.

TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

O software utilizado é o Gnuteca – sistema livre de automação de todos os processos de uma biblioteca. A pesquisa no acervo está disponível online e pode ser feita por autor, título ou assunto. O resultado apresenta a quantidade de exemplares de cada registro e indica a situação em que se encontram (emprestado, em restauração, congelado, reservado, disponível). A base de dados consta de livros, dissertações, teses, TCCs, CD, DVD e periódicos. O sistema permite a reserva de materiais e a renovação do empréstimo, envia e-mail automático para o usuário sempre que ele efetua alguma operação e, também, armazena o histórico do usuário sobre empréstimos, multas, reservas.

A catalogação é feita nos padrões do AACR2 e no formato MARC, o que possibilita o intercâmbio de dados do acervo. O Vocabulário Controlado USP é utilizado no serviço de indexação.

Há 2 computadores para atendimento no módulo circulação de materiais; 8 computadores que funcionam como terminais de consulta ao acervo; 6 computadores para digitação de trabalhos e acesso à internet e 5 computadores para atividades técnico-administrativas.

 

REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UNIFOR-MG

O Repositório Institucional tem por finalidade armazenar, preservar, divulgar e oferecer acesso a produção científica do Centro Universitário de Formiga, abrigando Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), anais de eventos e outros documentos acadêmicos produzidos no UNIFOR-MG. Considerado uma inovação no gerenciamento da informação digital, oferece visibilidade e garantia de acessibilidade permanente às coleções que compõem seu acervo.

ESPAÇO FÍSICO PARA ESTUDOS

– 10 cabines para estudo individual

– 3 salas para estudo em grupo com 16 lugares no total
– Sala de Pesquisa com 6 computadores – para digitação de trabalhos e acesso a internet
– Área de leitura/estudo com 188 lugares

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda a sexta-feira: das 8:00 às 22:00 horas

Sábados letivos: das 8:00 às 12:00 horas

SERVIÇOS OFERECIDOS

– Visitas guiadas

– Treinamento sobre a consulta no GNUTECA – base de dados local

– Treinamento sobre o acesso às Bases de Dados da BVS-Biblioteca Virtual em Saúde

– Treinamento sobre Normalização de Trabalhos Acadêmicos

– O Manual de Normalização de Trabalhos Acadêmicos do UNIFOR-MG foi elaborado pela equipe da biblioteca e é adotado como norma para a apresentação de trabalhos no UNIFOR-MG.

– Disponibilização no site do UNIFOR-MG de listagem de periódicos com acesso aberto, organizada por curso

– Serviço de Alerta – divulgação de novas aquisições

– Doação de material não incorporado ao acervo

– Elaboração de ficha catalográfica de trabalhos acadêmicos

– Empréstimo domiciliar de itens do acervo

– Empréstimo entre bibliotecas – intercâmbio e permutas com outras instituições de ensino do país que, proporciona a troca e socialização do conhecimento

– Orientação sobre normalização de documentos

– Pesquisa bibliográfica – levantamento feito em bases de dados locais

Pular para o conteúdo