
CENTRO UNIVERSITÁRIO PROMOVE EVENTO BIOCAZ
quarta-feira, 29 de maio de 2024.
O Centro Universitário realizou, no dia 15 de maio, o evento Biocaz. O público foi reunido no Salão Nobre “Eunézimo Lima” e contou com a participação de alunos dos cursos de Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Engenharia Agronômica e Medicina Veterinária.
A abertura do evento foi feita pelo Reitor Prof. Dr. Marco Antonio de Sousa Leão. Em seguida, ele passou a palavra para o Diretor-sócio da Biocaz, Bernardo Vaz. Após a sua fala, o outro Diretor e sócio, Bruno Vaz, fez o seu pronunciamento.
A Biocaz foi criada em 2023 com o objetivo de produzir e comercializar bioinsumos e atender de forma técnica e consultiva os futuros clientes, de forma que alcance objetivos de reduzir custos e otimizar impactos ambientais, além de aumentar a produtividade na atividade agrícola e agropecuária dos produtores rurais no Brasil.
O projeto da empresa foi apresentado pela consultora de processos operacionais da Biocaz, Daniela Scarabel. Ela explicou que o objetivo da empresa é trazer o mercado de bioinsumos agrícolas para a região. Além disso, apresentou como funciona e como é a atuação profissional de vários segmentos dentro dessa indústria.
Ela contou também: “Uma indústria é multidisciplinar, então tem necessidades desde conhecimentos de biologia, de farmácia, agronomia, e engenharia de produção. Então para uma empresa e indústria que está nascendo rodar bem, ela precisa de bastante pessoal qualificado, empenhado. Esse multidisciplinar que a universidade traz é também para os alunos verem onde eles se encaixam em uma indústria desse porte e desse segmento”.
Os bioinsumos são produtos biológicos, que atuam no controle de pragas e de doenças nas principais culturas. Eles preparam e tratam a planta com produtos biológicos, que são menos agressivos do que os químicos ao meio ambiente, além de serem muito eficientes.
O Diretor-sócio, Bernardo Vaz, falou sobre a contribuição da empresa Cazanga: “O grupo Cazanga já atua na região há mais tempo, mas nunca tivemos uma parceria com o Centro Universitário. Então com esse projeto novo que é uma inovação do setor e para nossa região, a gente buscou o Centro Universitário para nos ajudar a fomentar novas pessoas e a desenvolver novos produtos. É bom para a empresa e é bom para os alunos”.