Curso de Biblioteconomia participa de cerimônia promovida pelo Governo Federal

terça-feira, 30 de março de 2010.
Curso de Biblioteconomia participa de cerimônia promovida pelo Governo Federal

No último dia 19, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por intermédio da Secretaria de Reordenamento Agrário e Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário de Minas Gerais, promoveu a cerimônia de entrega de bibliotecas rurais do Programa Arca das Letras. Durante o evento, o curso de Biblioteconomia do UNIFOR-MG foi representado.

No último dia 19, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por intermédio da Secretaria de Reordenamento Agrário e Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário de Minas Gerais, promoveu a cerimônia de entrega de bibliotecas rurais do Programa Arca das Letras, no Centro Municipal de Apoio à Aprendizagem (CEMAP), em Formiga/MG.

Na oportunidade, além da cerimônia de entrega das bibliotecas rurais e dos diplomas aos agentes de leitura, foi promovida a Capacitação dos Agentes de Leitura de várias comunidades rurais próximas ao município.

Durante o evento, o curso de Biblioteconomia do UNIFOR-MG foi representado pela coordenadora, Profa. Margarita Rodrigues Torres; pela Profa. Syrlei Maria Ferreira; pela bibliotecária e coordenadora do Projeto Biblioteca: Estação do Trabalhador, Regina Célia Reis Ribeiro; e pelos alunos que fazem parte do Projeto Leitura: Asas da Liberdade.

Os acadêmicos promoveram um teatro baseado na estória "O pescador, o anel e o rei", que, segundo a Profa. Margarita, abrilhantou a solenidade. Após a apresentação, a coordenadora do curso falou aos presentes sobre a importância do hábito da leitura nas comunidades rurais, tanto para aquisição de novos conhecimentos quanto para o desenvolvimento de habilidades referentes à escrita. Além disso, falou sobre os projetos de extensão do curso de Biblioteconomia, que têm como objetivo incentivar a leitura, afirmando que o Centro Universitário está à disposição para possíveis parcerias com o programa implantado nas comunidades rurais.

Programa Arca das Letras

O Arca das Letras foi criado pelo MDA, em 2003, com o objetivo de promover o acesso à leitura, por meio da implantação de bibliotecas nas comunidades rurais brasileiras. Em Formiga, o programa recebe o apoio da Prefeitura e atende moradores das comunidades rurais que sediam o programa.

Agentes de leitura

Os agentes de leitura são voluntários que realizam as atividades das bibliotecas rurais, como empréstimos, incentivo à leitura e campanhas de ampliação dos acervos. Eles são moradores das comunidades atendidas e recebem a biblioteca em suas casas ou em um local de fácil acesso, indicado pelas famílias beneficiadas.

A equipe que representou o curso durante o evento

UNIFOR-MG REALIZARÁ SEMINÁRIO INTEGRADO PARA DISCENTES DO CURSO DE ENFERMAGEM

UNIFOR-MG REALIZARÁ SEMINÁRIO INTEGRADO PARA DISCENTES DO CURSO DE ENFERMAGEM