icone buscar
CURSO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA É NOTA 4 NO MEC

CURSO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA É NOTA 4 NO MEC

segunda-feira, 20 de maio de 2024.
CURSO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA É NOTA 4 NO MEC

Em 2023 o curso de Engenharia Agronômica (Bacharelado), na modalidade presencial, do Centro Universitário foi avaliado com nota 4 pelo Ministério da Educação (MEC). A instituição passou por uma avaliação criteriosa onde foram analisados diversos aspectos que compõem o curso. A Reitoria fez a recepção dos representantes do MEC, juntamente ao coordenador do curso, Prof. Dr. Adriano Alves Silva.

A nota foi considerada dentro de uma escala de 0 a 5, o que reforça o ensino de qualidade oferecido pelo UNIFOR-MG já há muito anos e que busca constantemente trazer melhorias para apoiar a educação dos alunos e sua preparação para se tornarem grandes profissionais. 

Informações do curso:

O curso de Engenharia Agronômica do UNIFOR-MG tem por objetivo formar engenheiros com uma sólida formação prática, tecnológica, econômica-social e ambiental, a fim de capacitá-los para analisar, avaliar, projetar, otimizar e gerenciar sistemas agropecuários constituídos por pessoas, animais, materiais e equipamentos de forma competente e responsável; desenvolver uma visão sistêmica do trabalho, produção e modelos de gerenciamento agropecuário; pesquisar, extrair resultados, analisar e elaborar conclusões para problemas específicos da Engenharia Agronômica; desenvolver raciocínio lógico, espacial e temporal na resolução dos problemas apresentados; planejar e executar atividades de implementação e melhoria dos sistemas agrosilvopastoris; realizar trabalhos e projetos em equipe; apresentar formas diversas (relatórios, textos, seminários, monografias) de argumentação (oral e escrita) de modo claro e objetivo; capacitar os profissionais para aplicar as ferramentas de informática e gerenciamento de projetos tanto para o desenvolvimento de novos projetos quanto para adaptar-se aos problemas emergentes.

As atribuições profissionais do Engenheiro Agrônomo consistem em: desempenho de cargos, funções e comissões em entidades estatais, paraestatais, autárquicas e de economia mista e privada; planejamento ou projeto, em geral, de regiões, zonas, cidades, obras, estruturas, transportes, explorações de recursos naturais e desenvolvimento da produção industrial e agropecuária; estudos, projetos, análises, avaliações, vistorias, perícias, pareceres e divulgação técnica; ensino, pesquisa, experimentação e ensaios; fiscalização, direção  e execução de obras e serviços técnicos; produção técnica especializada, industrial ou agropecuária.

Diferenciais do curso:

A demanda na área de Engenharia Agronômica é crescente e requer engenheiros capacitados com formação básica e profissional. O curso formará profissionais que irão adquirir conhecimentos voltados para a gestão ambiental nos mais diversos segmentos da sociedade, de forma que possam contribuir como agentes de tecnologia, impulsionando a transformação dos recursos naturais, gerando renda e desenvolvimento econômico sustentável.

Além disso, as áreas de atuação do Engenheiro Agrônomo dizem respeito às seguintes atividades, quando referentes à engenharia rural: construções para fins rurais e suas instalações complementares, irrigação e drenagem para fins agrícolas, fitotecnia e zootecnia, melhoramento animal e vegetal, recursos naturais renováveis, ecologia, agrometeorologia, defesa sanitária, química agrícola, alimentos, beneficiamento e conservação dos produtos agropecuários, edafologia, fertilizantes e corretivos, processo de cultura e de utilização de solo, microbiologia agrícola, biometria, parques e jardins, mecanização na agricultura, implementos agrícolas, nutrição animal, bromatologia nutrição animal, economia rural e crédito rural.

Conheça o UNIFOR-MG:

O campus do UNIFOR-MG conta com uma estrutura completa para promover uma formação de qualidade para os alunos. Ele conta com Laboratório de Hidráulica, Hidrologia e Fenômenos de Transporte; Laboratório de Microbiologia; Laboratório de Engenharia Aplicada, onde os alunos realizam aulas práticas. 

Em parceria com o Centro de Pesquisa, Extensão, Pós-Graduação e Educação a Distância (CEPEP / UNIFOR-MG), é realizada a promoção da interação dos alunos com as atividades de pesquisa do corpo docente, elemento essencial na formação técnico-científica dos acadêmicos.

A experiência dos discentes também é enriquecida ao ter acesso livre à Biblioteca Ângela Vaz Leão e à biblioteca virtual, que contam com diversas obras literárias, técnicas e científicas. Além disso, o campus também conta com Campo de Futebol, CLIFOR (Clínica Escola de Saúde do UNIFOR-MG), CLIMVET (Clínica de Medicina Veterinária do UNIFOR-MG), Clube UNIFOR-MG, Fazenda Laboratório, Ginásio Olímpico e muito mais. Esses espaços estão disponíveis para agregar tanto no repertório do aluno como garantir o melhor aproveitamento da instituição ao longo da sua jornada acadêmica.

Confira depoimentos dos egressos aqui.

Engenharia Agronômica (Bacharelado)

Modalidade: Presencial

Período: Noturno

Duração: 10 períodos (5 anos)

Coordenador: Prof. Dr. Adriano Alves Silva

Contato: coordengagr@uniformg.edu.br / (37) 3329 – 1475

fique por dentro

FUNCIONÁRIOS DA FUOM PARTICIPAM DO PROGRAMA “BOM DIA UNIFOR”
14 de junho de 2024

FUNCIONÁRIOS DA FUOM PARTICIPAM DO PROGRAMA “BOM DIA UNIFOR”

EGRESSA DE MEDICINA VETERINÁRIA ATUOU NA LINHA DE FRENTE DOS ATENDIMENTOS AOS ANIMAIS NO RIO GRANDE DO SUL
14 de junho de 2024

EGRESSA DE MEDICINA VETERINÁRIA ATUOU NA LINHA DE FRENTE DOS ATENDIMENTOS AOS ANIMAIS NO RIO GRANDE DO SUL

ALUNOS DO CURSOS DE FISIOTERAPIA MINISTRARAM PALESTRAS EDUCATIVAS PARA ESCOLAS DE FORMIGA E CÓRREGO FUNDO
14 de junho de 2024

ALUNOS DO CURSOS DE FISIOTERAPIA MINISTRARAM PALESTRAS EDUCATIVAS PARA ESCOLAS DE FORMIGA E CÓRREGO FUNDO

Pular para o conteúdo