CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA É NOTA 5 NO MEC

sexta-feira, 26 de abril de 2024.
CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA É NOTA 5 NO MEC

Em 2023 o curso de Engenharia Química (Bacharelado), na modalidade presencial, do Centro Universitário foi avaliado com nota máxima (nota 5) pelo Ministério da Educação (MEC). A instituição passou por uma avaliação criteriosa onde foram analisados diversos aspectos que compõem o curso. A Reitoria fez a recepção dos representantes do MEC, juntamente à coordenadora do curso, Profa. Ma. Christiane Pereira Rocha Sousa.

A nota foi considerada dentro de uma escala de 0 a 5, o que reforça o ensino de qualidade oferecido pelo UNIFOR-MG já há muito anos e que busca constantemente trazer melhorias para apoiar a educação dos alunos e sua preparação para se tornarem grandes profissionais.

Informações do curso:

O curso de Engenharia Química (Bacharelado) estuda os processos industriais nos quais as transformações físico-químicas estão presentes nas etapas mais importantes. O curso busca formar profissionais com perfil generalista, aptos a atuarem nas diversas áreas da profissão e com condições de acompanhar e participar do rápido desenvolvimento científico-tecnológico atual.

Ele também proporciona ênfase aos trabalhos práticos, por meio de uma gradual implantação e apresentação de laboratórios didáticos. São eles: Laboratório de Hidráulica, Hidrologia e Fenômenos de Transporte; Laboratório de Microbiologia; Laboratório de Engenharia Aplicada. Em parceria com o Centro de Pesquisa, Extensão, Pós-Graduação e Educação a Distância (CEPEP / UNIFOR-MG), é realizada a promoção da interação dos alunos com as atividades de pesquisa do corpo docente, elemento essencial na formação técnico-científica dos acadêmicos.

Com o objetivo de dotar o corpo discente dos elementos necessários para o direcionamento de sua opção em termos de carreira, o curso inclui um estágio obrigatório e supervisionado, proporcionando aos alunos a visão tecnológica real, não reprodutível na universidade.

Pretende-se, assim, a formação do engenheiro de concepção, com uma forte base científica e tecnológica, para desenvolver atividades na indústria regional e nacional, desenvolver pesquisas e elaborar projetos, envolvido na produção química, planejamento e administração de empreendimentos. Espera-se que os engenheiros químicos formados pelo UNIFOR-MG sejam comprometidos com o desenvolvimento tecnológico do país e da região, contribuindo para a plena expansão da indústria em geral, especialmente da indústria química.

Diferenciais do curso:

O curso busca proporcionar ao aluno uma forte base científica e tecnológica, para desenvolver atividades na indústria regional e nacional, desenvolver pesquisas e elaborar projetos, envolvido na produção química, planejamento e administração de empreendimentos.

Conheça o UNIFOR-MG:

O campus do UNIFOR-MG conta com uma estrutura completa para promover uma formação de qualidade para os alunos. Ele conta com Laboratório de Hidráulica, Hidrologia e Fenômenos de Transporte; Laboratório de Microbiologia; Laboratório de Engenharia Aplicada, onde os alunos realizam aulas práticas.

A experiência dos discentes também é enriquecida ao ter acesso livre à Biblioteca Ângela Vaz Leão e à biblioteca virtual, que contam com diversas obras literárias, técnicas e científicas. Além disso, o campus também conta com Campo de Futebol, CLIFOR (Clínica Escola de Saúde do UNIFOR-MG), CLIMVET (Clínica de Medicina Veterinária do UNIFOR-MG), Clube UNIFOR-MG, Fazenda Laboratório, Ginásio Olímpico e muito mais. Esses espaços estão disponíveis para agregar tanto no repertório do aluno como garantir o melhor aproveitamento da instituição ao longo da sua jornada acadêmica.

Confira depoimentos dos egressos aqui.

Engenharia Química (Bacharelado)

Modalidade: Presencial

Período: Noturno

Duração: 10 períodos (5 anos)