Curso de Medicina Veterinária realiza cirurgia em animais de grande porte

quinta-feira, 28 de maio de 2009.
Curso de Medicina Veterinária realiza cirurgia em animais de grande porte

O UNIFOR-MG recebeu, no dia 18 de março desse ano, uma vaca com um tumor maligno na região das costelas. O animal chegou ao campus com o câncer em estágio avançado e em estado adiantado de gestação (sete meses). Os alunos do sétimo período de Medicina Veterinária auxiliaram o Prof. Ms. Douglas do Carmo Alonso, responsável pela disciplina Anestesiologia e Técnica Cirúrgica, na operação de retirada do tumor.

O procedimento foi realizado pelo professor de Anestesiologia e Técnica Cirúrgica, auxiliado pelos alunos do sétimo período, e teve um excelente resultado

No último dia 26, a vaca pariu uma bezerra. De acordo com o coordenador do curso, Prof. Ms. Dênio Garcia Silva de Oliveira, "o animal foi tratado e está clinicamente curado, mas pode ser que o problema retorne. Mesmo sendo a primeira cirurgia desse porte realizada no UNIFOR-MG, pelo professor auxiliado pelos alunos, tudo correu bem. A vaca chegou à Instituição com um grave problema, foi tratada e conseguiu levar a gestação até o final", explica.

Na quarta-feira, o proprietário do animal, o formiguense Sr. Obede, levou a vaca de volta para casa, junto com a cria.

A vaca ficou nas dependências para grandes animais do Centro Universitário, durante o tratamento e a recuperação.

{mosimage}

UNIFOR-MG REALIZA FORMATURA DOS CURSOS DE DESIGN DE INTERIORES, ESTÉTICA E MARKETING
18 de agosto de 2022

NOTA DE PESAR – RODRIGO VAZ PEREIRA