CURSO DE PEDAGOGIA PROMOVE SEMINÁRIO DE LIBRAS

quarta-feira, 05 de outubro de 2022.
CURSO DE PEDAGOGIA PROMOVE SEMINÁRIO DE LIBRAS

O Curso de Pedagogia promoveuno dia 22 de setembro, o Seminário de Libras “O Sujeito com Surdez na Comunidade Formiguense: Possibilidades, Acessibilidade e Barreiras”. As atividades ocorreram no Salão Nobre “Eunézimo Lima”. Durante a programação, foi exibido o vídeo de uma música em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), apresentada pelos alunos da Escola Municipal Miralda da Silva Carvalho (Intérprete LIBRAS Luisa).

Em seguida, houve a roda de conversa “Partilhando vivências: o que nossa cidade oferece à Comunidade Surda?” Participaram: a Vice-presidente da Associação de Surdos de Formiga, Brunely Roberta Silveira; a Professora do UNIFOR-MG Débora Mariano de Andrade Taveira Bessas (Diretora do Centro Municipal de Apoio a Aprendizagem – CEMAP); a Gestora do Departamento Pessoal da Azevedo Alimentos, Luciene Cristina Leal; a Terapeuta Ocupacional Lorena Lima Alves Fiuza.

A Profa. Débora Bessas, que leciona LIBRAS no UNIFOR-MG, organizou o Seminário. Ela informou que o objetivo foi celebrar o Dia dos Surdos, no mês conhecido como “Setembro Azul”, e a conquista da pessoa com deficiência auditiva ao longo dos anos com o reconhecimento nacional da LIBRAS, através da lei nº 10.436/2002 e do Decreto nº 5.626/2005.

“Consideramos importante conscientizar a comunidade acadêmica do UNIFOR-MG, assim como toda a sociedade, da luta da comunidade surda brasileira por direitos e inclusão, buscando debater políticas públicas para avançar ainda mais na inclusão dessas pessoas na sociedade.”

Saiba Mais

O Dia dos Surdos é comemorado em 26 de setembro em homenagem à criação da primeira Escola de Surdos do Brasil, em 1857, na cidade do Rio de Janeiro, que atualmente é conhecida como Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Essa data foi oficializada através do decreto de lei nº 11.796, de 29 de outubro de 2008.

PROJETO “AMIGOS DA EQUOTERAPIA” TERÁ NOVO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
26 de março de 2024

PROJETO “AMIGOS DA EQUOTERAPIA” TERÁ NOVO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

UNIFOR-MG PROMOVERÁ EM PARCERIA COM O CEMAP MESA REDONDA COM O TEMA “VALORIZE AS CAPACIDADES E RESPEITE OS LIMITES”