CURSO DE PSICOLOGIA É NOTA 5 NO MEC

quarta-feira, 08 de maio de 2024.
CURSO DE PSICOLOGIA É NOTA 5 NO MEC

Em 2023 o curso de Psicologia, na modalidade presencial, do Centro Universitário foi avaliado com nota máxima (nota 5) pelo Ministério da Educação (MEC). A instituição passou por uma avaliação criteriosa onde foram analisados diversos aspectos que compõem o curso. A Reitoria fez a recepção dos representantes do MEC, juntamente ao coordenador do curso, Prof. Dr. Mardem Leandro Silva.

A nota foi considerada dentro de uma escala de 0 a 5, o que reforça o ensino de qualidade oferecido pelo UNIFOR-MG já há muito anos e que busca constantemente trazer melhorias para apoiar a educação dos alunos e sua preparação para se tornarem grandes profissionais.

Informações do curso:

O curso de Psicologia é um mais procurados nos processos seletivos em todo o território nacional. A expectativa é que a demanda pelo profissional psicólogo continue em ascensão, pois a procura por avaliação psicológica e por psicoterapia tem crescido exponencialmente.

Segundo a OMS, o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas no mundo, com a maior parte da população exprimindo algum tipo de sofrimento psíquico ou transtorno mental, seja depressivo ou de humor. O curso de Psicologia do UNIFOR-MG tem como objetivo proporcionar aos futuros profissionais uma formação exemplarmente crítica e reflexiva sobre a Psicologia como ciência e profissão. Trata-se de uma formação que busca fomentar uma legítima produção de conhecimentos atualizados sobre a pluralidade de saberes psicológicos necessários para abordar o desenvolvimento, mas também o sofrimento humano.

O curso foi pensado para oferecer aos discentes o repertório científico para analisar e trabalhar com a variedade dos fenômenos psicológicos que participam da formação da subjetividade humana, além de possibilitar uma avaliação eficiente das conjunturas sociais nas quais o profissional da Psicologia é chamado a dar respostas, de modo a contribuir para a promoção da saúde mental, bem como proporcionar condições de afirmação dos sujeitos tanto no contexto individual quanto coletivo.

Diferenciais do curso:

A graduação em Psicologia do UNIFOR-MG forma um profissional competente para atuar na área psicoterápica, na saúde mental, seja no seu aspecto clínico particular, seja no âmbito institucional e do trabalho. Trata-se de uma formação estritamente articulada às intervenções psicológicas referentes à complexidade da vida pós-moderna, de tal maneira que as demandas pelo profissional psicólogo surgem de diversos setores da sociedade.

O profissional estará habilitado para atuar em áreas como Psicologia Clínica e Psicopatologia, Psicologia Hospitalar, Psicologia Escolar, Psicologia Jurídica e Forense, Psicologia Infantil, do Adulto e da Velhice, Psicologia do Esporte, Psicologia Organizacional e do Trabalho, Práticas Psicoterápicas como Psicanálise, Psicologia Analítica, Psicologia Comportamental, Cognitiva, Gestalt e Existencial Humanista. Além dessas opções, o profissional pode exercer o ofício da pesquisa em Psicologia e áreas afins, podendo optar também por seguir a carreira acadêmica.

Conheça o UNIFOR-MG:

O UNIFOR-MG apresenta uma infraestrutura completa para oferecer um ensino de qualidade e que atenda a todos os requisitos do Ministério da Educação. O corpo docente é composto por professores que possuem qualificação em Mestrado ou Doutorado para trazer aos alunos, além do conhecimento, também suas experiências na área acadêmica.

O campus é composto também por diversos espaços para apoiar na experiência dos alunos. Possui Laboratórios de Informática; Laboratórios de Iniciação Científica, e outros com diversas finalidades; possui uma biblioteca física com um rico acervo de obras, possui uma biblioteca virtual com diversos materiais técnicos e científicos, possui também Campo de Futebol, CLIFOR (Clínica Escola de Saúde do UNIFOR-MG), CLIMVET (Clínica de Medicina Veterinária do UNIFOR-MG), Clube UNIFOR-MG, Fazenda Laboratório, Ginásio Olímpico e muito mais. Esses espaços estão disponíveis para agregar tanto no repertório do aluno como garantir o melhor aproveitamento da instituição ao longo da sua jornada acadêmica.

Ao longo do curso é possível ter diversas oportunidades de aplicar na prática o conteúdo visto de forma teórica. Os professores preparam os alunos para assumir oportunidades de estágio onde podem exercer o conhecimento visto em sala de aula e ter um contato maior com a preparação para o mercado de trabalho.

Confira depoimentos dos egressos aqui.

Psicologia (Bacharelado)

Modalidade: Presencial

Período: Noturno

Duração: 10 períodos (5 anos)