Dia do Nutricionista
sexta-feira, 28 de agosto de 2009.
{mosimage} |
A Nutrição é a ciência que estuda os alimentos e os aplica às necessidades nutricionais do homem. Seu profissional é o nutricionista.
O Dia do Nutricionista – 31 de agosto – é comemorado nessa data em virtude da criação da Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN), que ocorreu no mesmo dia, em 1949. A Associação foi substituída pela Federação Brasileira de Nutricionistas e, atualmente, pela Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN). Desde essa data, o Sistema Conselhos Federal e Regionais de Nutricionistas (CFN/CRN) comemora o Dia do Nutricionista com diversas atividades nos Estados. (Texto: CFN – 2005)
O Nutricionista exerce um papel fundamental na vida em sociedade. Ele utiliza a ciência da Nutrição e interpreta fatores culturais, biológicos, sociais e políticos, com vistas a melhorar a alimentação, bem como a saúde e a qualidade de vida das pessoas, em todas as fases da vida.
O profissional de Nutrição é responsável por planejar programas de alimentação, preparar dietas e cardápios, supervisionar a produção de alimentos em cozinhas de indústrias e restaurantes, bem como acompanhar o regime alimentar de atletas.
O nutricionista pode atuar em diversas áreas e setores. No setor administrativo de uma empresa, indústria, hospital, hotel ou escola, o profissional gerencia a produção de alimentos. Na área de catering, pode elaborar cardápios para companhias aéreas e emissoras de televisão.
Se optar por nutrição clínica, o profissional avalia o estado nutricional dos pacientes – em ambulatórios, consultórios e hospitais – e prescreve dietas, de acordo com a enfermidade constatada.
No setor de marketing, o profissional pode desenvolver receitas e novos produtos alimentícios, promover degustações e organizar cozinhas experimentais. Na área de saúde pública, atua no planejamento de programas de merenda escolar e alimentação, em creches e postos de saúde.
Se optar pela nutrição esportiva, o nutricionista pode trabalhar em clubes, academias, confederações ou por conta própria. Nesse caso, o profissional planeja cardápios e dietas adequadas às atividades físicas desempenhadas pelos atletas.