DIA MUNDIAL DA ÁGUA – UNIFOR-MG DESTACA O PROJETO “TERRA DAS ÁGUAS”

terça-feira, 22 de março de 2022.
DIA MUNDIAL DA ÁGUA – UNIFOR-MG DESTACA O PROJETO “TERRA DAS ÁGUAS”

No dia mundial da água, comemorado hoje, 22 de março, o UNIFOR-MG destaca o “Projeto Terra das Águas”, iniciativa desenvolvida pelo Centro Universitário de Formiga em parceria com o Ministério Público, Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais (CeMais) e SAAE.

O projeto teve como objetivo proteger a vegetação das nascentes e de cursos de água, promovendo a infiltração da água no lençol freático e controlando erosões e o carregamento de sedimentos, de forma a aumentar a quantidade e melhorar a qualidade das águas da sub-bacia do Rio Formiga.

O trabalho do Projeto Terra das águas teve início em março de 2019, quando a equipe participou de um treinamento em um dos laboratórios de informática do UNIFOR-MG. As propriedades rurais foram cadastradas e logo em seguida receberam a visita técnica, quando foram colhidas informações para a realização do PIP, que é um projeto técnico e executivo que tem como objetivo diagnosticar o imóvel rural por meio da caracterização do uso e manejo do solo e das áreas de vegetação nativa.

Os dados obtidos por meio das entrevistas e informações por imagens de satélite foram processados no laboratório, onde há diversos cálculos para dimensionamento das intervenções, obtendo como resultado a elaboração do PIP.

Em dezembro de 2019, o Diagnóstico de Fase de Execução do Projeto “Terra das Águas” foi apresentado ao Promotor de Justiça Dr. Lucas Silva e Greco. Na oportunidade, o coordenador do projeto, Heytor Marcos Silva Pimenta, apresentou o diagnóstico da sub-bacia do Rio Formiga, que é de baixa infiltrabilidade, alto escoamento superficial e elevada capacidade de regeneração natural, o que reforça a necessidade das intervenções propostas para a melhoria na quantidade e qualidade das águas.

As obras da fase de execução começaram no dia 14 de setembro de 2020, com o uso de máquinas pesadas, como trator agrícola e retroescavadeira. Os trabalhos envolvem ações de Conservação do solo, tais como: construção de 310 barraginhas e aproximadamente 36km (35,859km) de terraços. Logo após o início dos trabalhos, vieram as primeiras chuvas e em alguns meses a equipe do projeto retornou às propriedades e puderam comprovar a eficácia do trabalho.

A última fase de execução foi o cercamento das áreas protegidas e com nascentes. Foi apresentado aos proprietários um projeto de onde seriam instaladas as cercas, de acordo com a legislação ambiental. Com a aprovação do dono do terreno, o analista ambiental realizava a marcação dos locais e as cercas foram construídas. As cercas são padronizadas com 4 fios de arame farpado, as estacas têm espaçamento de 2 metros e meio e entre o chão e o primeiro fio é deixado um espaço para que os animais silvestres rasteiros possam se locomover sem acidentes. As cercas protegem as áreas dos animais que se alimentam da vegetação nativa e que também pisoteiam as nascentes. Foram construídas aproximadamente 26 km de cercas (26.579 metros).

Nascentes que já não existiam há bastante tempo voltaram a jorrar água. Volume de água acima do normal, mesmo na época da seca. Solo úmido que favorece a mata nativa. São vários os motivos para a equipe do Projeto Terra das Águas comemorar. Resultado que só foi possível após muito trabalho e as diversas intervenções em 54 propriedades rurais da sub-bacia do Rio Formiga que toparam participar da iniciativa.

PROJETO “AMIGOS DA EQUOTERAPIA” TERÁ NOVO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
26 de março de 2024

PROJETO “AMIGOS DA EQUOTERAPIA” TERÁ NOVO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

UNIFOR-MG PROMOVERÁ EM PARCERIA COM O CEMAP MESA REDONDA COM O TEMA “VALORIZE AS CAPACIDADES E RESPEITE OS LIMITES”