Diretora do ICHES se reúne com secretária de Saúde de Formiga

quinta-feira, 12 de março de 2009.
Diretora do ICHES se reúne com secretária de Saúde de Formiga

No último dia 11, na parte da manhã, a diretora do ICHES (Instituto de Ciências Humanas, Educação e Saúde) do UNIFOR-MG, Profa. Ms. Rachel de Castro Eduardo Matias, participou de uma reunião com a secretária de Saúde da Prefeitura de Formiga/MG, Luiza Flora de Oliveira. O encontro teve como objetivo intensificar a parceria existente entre a Secretaria de Saúde e o Centro Universitário, que oferece quatro cursos na área: Enfermagem, Fisioterapia, Medicina Veterinária e Nutrição.

O encontro ocorreu na quarta-feira e promoveu uma aproximação entre a diretora do ICHES, Profa. Ms. Rachel, que assumiu o cargo em dezembro passado, e a Secretaria. Na reunião, a diretora se apresentou e reafirmou a parceira já existente entre UNIFOR-MG e o órgão

O encontro teve como objetivo intensificar a parceria existente entre a Secretaria de Saúde e o Centro Universitário, que oferece quatro cursos na área: Enfermagem, Fisioterapia, Medicina Veterinária e Nutrição. Durante a reunião, a diretora do ICHES enfatizou a importância dessas graduações para o Centro Universitário e também a importância de existir um bom trabalho entre Prefeitura e Instituição de Ensino, a qual fornece estagiários para os locais onde o órgão público mantém controle. A questão da proximidade entre os coordenadores de curso e a Secretaria também foi comentada. "Os cursos de saúde são um desafio e requerem muito cuidado, pois lidam com profissionais que terão contato direto e de responsabilidade com seres humanos, por isso, é preciso ter uma aproximação maior entre dirigentes, professores e alunos do UNIFOR-MG e os profissionais públicos da saúde", enfatiza a Profa. Ms. Rachel.

A secretária falou sobre a importância dos estagiários e do desenvolvimento dos TCC’s (Trabalhos de Conclusão de Curso), que lidam, diretamente, com os pacientes e com o ambiente do órgão de Saúde. "A Secretaria está aberta para ensinar e aprender com os estagiários e também para ajudar nas pesquisas de campo", disse.

De acordo com a diretora do ICHES, a reunião foi proveitosa e serviu para fortalecer os laços entre as representantes. "Fomos muito bem recebidos pela secretária e deixamos clara a importância da parceria entre o Centro Universitário e a Secretaria. Temos o mesmo interesse quando se trata da formação prática dos alunos, que é o aprendizado efetivo, responsável por capacitar os acadêmicos a atuar no mercado de trabalho", explica.

Luíza Flora, que assumiu a pasta esse ano, atuou como secretária adjunta de Saúde no último mandato e é ex-aluna do UNIFOR-MG, formada em Geografia.

UNIFOR-MG REALIZARÁ “TRILHA DO AGRO – DRONES AGRÍCOLAS” EM PIUMHI/MG

UNIFOR-MG REALIZARÁ “TRILHA DO AGRO – DRONES AGRÍCOLAS” EM PIUMHI/MG