FAZENDA LABORATÓRIO RECEBE SEGUNDO MÓDULO DA TRILHA DO AGRO

terça-feira, 03 de maio de 2022.
FAZENDA LABORATÓRIO RECEBE SEGUNDO MÓDULO DA TRILHA DO AGRO

O Centro de Produção de Eventos para Engenharia Agronômica (CPEEA) do Centro Universitário de Formiga promoveu, no sábado, 30 de abril, o segundo módulo da Trilha do Agro. A atividade é realizada com a colaboração dos membros dos projetos Nutri Solos e Informa Agro. Na oportunidade, teve o tema “Controle de Qualidade de Sementes”. Participaram alunos de graduação, produtores rurais e profissionais da área da agronomia.

A Trilha do Agro qualifica e forma agentes multiplicadores e promotores dos princípios, fundamentos e práticas agronômicas, proporcionando a transposição do conhecimento, o desenvolvimento dos discentes e profissionais em treinamento e a diversificação e aprimoramento de habilidades e competências.

O treinamento foi oferecido pela empresa Vigor Agroanálises e Consultoria e ministrado pela engenheira agrônoma Thaís Ferreira. A instrutora mostrou a importância do uso de uma semente de boa qualidade, destacando a diferença entre grão e semente, os principais testes de qualidade, conservação, apresentação sobre os insumos no País e as tecnologias utilizadas.

As atividades são desenvolvidas por projetos de extensão do curso de Engenharia Agronômica, supervisionados pela Profa. Dra. Kátia Daniela Ribeiro e pela coordenadora da graduação Profa. Dra. Fernanda Maria Rodrigues Castro. As ações fazem parte da curricularização da extensão prevista no Plano Nacional de Educação – PNE (2014-2024).

Projetos de extensão

O CPEEA tem como objetivo unir empresas com o meio acadêmico, com a comunidade, e, principalmente, com os produtores rurais da região de Formiga. Ele gera conhecimentos e explora novas áreas. Também divulga os aprendizados, princípios e valores de cada empresa parceira. A equipe é formada por discentes do 3º e 5º períodos. São eles: Larissa Ayla Silva Teixeira, Marina de Morais Gonçalves, Cristian Mendonça Rodrigues, Carlos Henrique Cruvinel e Alexandre Junior Rodrigues Costa.

Já o Projeto Nutri Solos conta com Laene Mendes dos Santos, Breno Medeiro Lopes, Adailson Romerio dos Santos, Paulo Henrique Santos de Assis, Cíntia Camila Cunha, Pedro Henrique Silva Oliveira e Layla Maria de Fátima Borges (estudantes do 5º período). O grupo auxilia os pequenos produtores na obtenção de conhecimento e na análise de solo, com coleta de amostras nas propriedades rurais da região. O material é encaminhado ao laboratório para análise dos parâmetros de fertilidade.

Por fim, o Projeto Informa Agro é constituído por Isadora Carvalho Simões e Luciana Rezende de Assis (5º período). Ele visa divulgar projetos e eventos acadêmicos direcionados ao curso de Engenharia Agronômica, além de criar conteúdo semanal para o Instagram, relacionados ao agronegócio, para interagir e ambientar os seguidores sobre o “mundo agro do UNIFOR-MG”.

ALUNOS DO CURSO DE BIOMEDICINA REALIZAM PROJETO DE EXTENSÃO NA ESCOLA MUNICIPAL ARLINDO DE MELLO
18 de abril de 2024

ALUNOS DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA PARTICIPARÃO DE WEBINAR QUE ABORDARÁ ORQUIECTOMIA EM EQUINOS E BOVINOS
18 de abril de 2024