Fisioterapia Traumato-Ortopédica Funcional

sexta-feira, 13 de março de 2015.
Fisioterapia Traumato-Ortopédica Funcional

Diante do avanço de novas técnicas e métodos relacionados à Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica, torna-se necessário nesta região, um curso de Especialização, para qualificação de profissionais nesta área, visando a uma melhor atuação dos mesmos, tanto na conduta terapêutica, como na capacitação para o ensino superior. Neste curso o currículo será desenhado de forma a complementar os conhecimentos adquiridos durante a graduação. O profissional receberá informações atualizadas dos conhecimentos científicos da Fisioterapia, o que permitirá o desenvolvimento de uma visão mais crítica sobre a prática clínica.

Portadores de diploma de nível superior na área de Fisioterapia

Objetivos

Oferecer ao profissional fisioterapeuta uma atualização e aprimoramento teórico e prático no tratamento funcional do paciente com lesões traumáticas e/ou ortopédicas. Aperfeiçoar a habilidade e capacidade inovadora e criativa do profissional fisioterapeuta.  Aprimorar as relações interpessoais dos profissionais, com valores compatíveis ao ideal e ao código de ética da profissão.  Fomentar a prática clínica fundamentada em um conjunto de conhecimentos sólidos nas áreas das ciências biológicas, médicas, exatas e psicossociais. Promover a atualização dos conhecimentos científicos, teóricos e práticos dos recursos fisioterapêuticos aplicados aos distúrbios músculo-esquelético. Capacitar e reciclar os profissionais fisioterapeutas inseridos no mercado de trabalho a realizarem uma avaliação e diagnóstico cinesio-funcional detalhado. Proporcionar ao profissional capacitação adequada para avaliar, selecionar, prescrever e administrar de forma consciente e responsável o conjunto de conhecimentos adquiridos e aplicá-los na prevenção, promoção, reabilitação e manutenção das disfunções traumatológicas e ortopédicas.

Pré-requisito

De acordo com ao Resolução Nº 01 do MEC, de 06 de abril de 2018, para que o candidato esteja apto a cursar a Pós-Graduação, basta possuir um curso de Graduação ofertado por uma Instituição reconhecida pelo MEC.

18 parcelas de R$ 190,00 (cento e noventa reais).

Prazos de entrega do Certificado
O Prazo de entrega do Certificado será em 15 dias úteis após a conclusão.

Carga horária
360 horas (18 meses).

Documentos necessários para a matrícula
a) Cópia do Diploma (frente e verso) e histórico escolar de graduação
b) Cópia do Documento de identidade e CPF
c) Cópia do Título de Eleitor
d) Cópia do Certificado de Reservista
e) Cópia do Certidão de Nascimento ou Casamento
f) 1 foto 3×4
g) Comprovante de residência
h) Comprovante do pagamento da taxa de matrícula;

OBS: Poderão ser aceitos para a matrícula candidatos que apresentarem protocolo de solicitação de Diploma, bem como Declaração de Conclusão do Curso, emitidos pela Instituição de Ensino Superior credenciada pelo MEC. Poderão ser aceitas matrículas em disciplinas isoladas, a fim de atualização.

A documentação deverá ser escaneada e enviada para o e-mail cepep@uniformg.edu.br ou poderá ser entregue no CEPEP (Prédio 6), em data divulgada no site institucional, de segunda as sexta-feira, das 9h às 12h e, das 18h às 21h horas, exceto feriados.

Matriz Curricular

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Bases anatômicas, cinesiológicas e biomecânicas aplicadas à traumato-ortopedia funcional 30
Métidos e técnicas de avaliação nas disfunções músculo-esqueléticas 30