icone buscar
FUOM APOIA “SEMANA DA INCONFIDÊNCIA DAS ÁGUAS”

FUOM APOIA “SEMANA DA INCONFIDÊNCIA DAS ÁGUAS”

sexta-feira, 01 de abril de 2022.
FUOM APOIA “SEMANA DA INCONFIDÊNCIA DAS ÁGUAS”

A Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago) promoveu, entre os dias 22 e 25 de março, a “Semana da Inconfidência das Águas”, com o apoio da União dos Empreendedores dos Lagos de Furnas e Peixoto (Unelagos) e do grupo social Todos por Furnas e Peixoto. O evento foi direcionado à defesa do Lago de Furnas e dos municípios aos quais ele pertence. A iniciativa teve a parceria do UNIFOR-MG. As atividades começaram no dia 23 de março, em Alfenas, com uma série de palestras e debates sobre “Diálogos Hidroviáveis”. O encerramento ocorreu em Formiga, no Furnas Park Resort, na sexta-feira, dia 25, com a temática “Águas de Furnas em Debate”.

Na abertura dos trabalhos, o jornalista e representante do Sindicato dos Proprietários de Jornais, Revistas e Similares do Estado de Minas Gerais (Sindijori), Paulo Coelho, resumiu a história que demonstra o sofrimento da população mineira que depende das águas de Furnas para sobreviver. “Acentuadamente, agravado a partir da criação da Agência Reguladora que, até hoje, ignora a própria lei que a criou e insiste em manter a equivocada política de esvaziamento do lago. Isso conforme se comprova técnica e juridicamente, em detrimento dos mineiros e, notadamente, para atender interesses de estados outros, em especial, no trecho banhado pelo Paraná/Tietê”.

Houve apresentações, depoimentos e debate com autoridades. Cento e vinte pessoas participaram da programação, entre elas: o prefeito de Formiga, Eugênio Vilela; o prefeito de Cristais e Presidente da Alago, Prof. Djalma Francisco Carvalho; o vice-prefeito de Cristais e Presidente do Circuito Grutas e Mar de Minas, Leonardo Luiz Oliveira; o prefeito de Guapé, Nelson Lara; o Presidente da Câmara Municipal de Formiga, Marcelo Fernandes; vereadores de Formiga e de outros municípios; o Presidente da Comissão Estadual de Direito Urbanístico e representante da OAB-MG, Tulio Khouri; além de deputados: Federal (suplente) Renato Andrade, representando o gabinete do senador Rodrigo Pacheco; e estaduais: vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais Antônio Carlos Arantes; e Professor Cleiton, deputado autor da Emenda Constitucional 106.

Vários empresários e executivos dos muitos municípios ali representados também fizeram questão de, com suas presenças, hipotecarem solidariedade à causa. A solenidade foi conduzida pelo secretário executivo da Alago, Fausto Costa, e os grupos mencionados. Também discursaram: o Presidente da Unelagos, Thadeu Alencar e Regiane Lucas, por serem reconhecidos tais grupos, como uma das principais ferramentas de pressão junto ao poder público, que afinal de contas, é quem tem a caneta nas mãos para intervir na questão ali tratada.

Na ocasião, os presentes debateram sobre o respeito à cota mínima 762 e, após a fala de muitos, a unanimidade de opinião emergiu e verificou-se que: como era de se esperar, o estabelecimento da operação do lago, entre a cota mínima e a máxima, 768, tornou-se com reivindicação prioritária para este estado e na defesa do povo brasileiro, que paga mesmo sem poder as escorchantes taxas como a recém-estabelecida como sendo a de “escassez hídrica”.

Ao final do encontro, foi apresentada a carta aberta a ser enviada ao Presidente da República, solicitando que a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) cumpra o que determina a Constituição Brasileira e a Mineira, notadamente, no que tange ao respeito ao uso múltiplo das águas e no que preceitua a Emenda Constitucional Mineira de nº 106.

Os signatários solicitam que o Presidente interfira para resolver a questão que, há mais de 20 anos, causa sérios danos socioeconômicos, financeiros e ambientais ao estado de Minas Gerais. Cobraram também do governador uma postura corajosa e eficaz na defesa dessa causa.

Vários ofícios, assinados por pessoas que por razões diversas não compareceram, mas registraram seu apoio integral à causa, foram lidos pelo condutor da solenidade. Entre elas: Senador Alexandre Silveira; Presidente da Fundação Educacional de Formiga-MG (FUOM), Prof. Dr. Marco Antônio de Sousa Leão; Presidente da ACIF, Gustavo Tatagiba; Presidente da OAB/MG, Sérgio Rodrigues Leonardo.

Com informações do Jornal Nova Imprensa (Paulo Coelho, jornalista e representante do Sindicato dos Proprietários de Jornais, Revistas e Similares do Estado de Minas Gerais).

fique por dentro

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO É NOTA 5 NO MEC
24 de abril de 2024

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO É NOTA 5 NO MEC

COLÉGIO UNIFOR CELEBRA ANIVERSÁRIO DE 54 ANOS
23 de abril de 2024

COLÉGIO UNIFOR CELEBRA ANIVERSÁRIO DE 54 ANOS

OPORTUNIDADE DE ESTÁGIO PARA ALUNOS DO CURSO DE DIREITO
23 de abril de 2024

OPORTUNIDADE DE ESTÁGIO PARA ALUNOS DO CURSO DE DIREITO

Pular para o conteúdo