“GINCANA DO AGRO” PROMOVE INTERAÇÃO ENTRE ALUNOS DO CURSO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA DO UNIFOR-MG
quarta-feira, 05 de junho de 2024.O curso de Engenharia Agronômica realizou, no dia 27 de maio, a Gincana do Agro no UNIFOR-MG. As atividades foram realizadas no Salão Nobre “Eunézimo Lima” e contou com a participação de alunos de todos os períodos do curso.
O evento foi organizado pelos estudantes do 7º período e promoveu não apenas a competição saudável entre os participantes, mas principalmente a interação, colaboração e o convívio entre os alunos de diferentes períodos. Os discentes foram divididos em quatro equipes, organizadas de forma a incluir representantes de cada período, com o objetivo de enfrentar uma série de desafios que exigiram trabalho em equipe e o uso de conhecimento adquirido na vida acadêmica.
Segundo a Profa. Dra. Katia Daniela Ribeiro, responsável pela organização do evento: “A Gincana do Agro foi um sucesso não apenas para a “Equipe 1”, que foi a vencedora e como recompensa os membros do time receberam brindes que foram adquiridos pelos organizadores junto à instituição, mas também pelo ambiente de competição saudável e divertido, e principalmente por promover a integração e o convívio entre os alunos”.
Entre as atividades propostas foram realizadas três provas baseadas em temas relacionados a matérias estudadas durante a vida acadêmica e também situações comumente observadas no cotidiano da vida do engenheiro agrônomo. Cada equipe teve a oportunidade de demonstrar seus conhecimentos em áreas como nutrição vegetal, fenologia das plantas, entomologia, e pragas e patógenos, proporcionando um ambiente de aprendizado prático.
A professora destacou que este evento reforçou a importância de atividades extensionistas que complementam a formação acadêmica, proporcionando experiências além das salas de aula. “É importante porque eles vão socializar entre si, conhecer um ao outro e disputarem provas relacionadas com perguntas e respostas do próprio curso. Isso vai dar uma noção até para nós, professores, de como está o andamento e a assimilação do conhecimento, então de uma maneira descontraída e divertida, a gente vai conseguir avaliar o conhecimento adquirido pelos alunos como o nosso próprio trabalho dentro do ensino e ao mesmo tempo promover essa socialização”, complementou.