I Concurso Fotográfico ?Da natureza nada se tira, a não ser fotografia?

terça-feira, 18 de março de 2008.
I Concurso Fotográfico ?Da natureza nada se tira, a não ser fotografia?

No último dia 14, às 19:00 h, no Salão Nobre do UNIFOR-MG “Eunézimo Lima”, foi realizada a entrega dos prêmios e das menções honrosas aos vencedores do I Concurso Fotográfico Da natureza nada se tira, a não ser fotografia, promovido pela Sala Verde UNIFOR-MG e pela Sala Verde Coronel Gilberto Freitas, da Prefeitura de Formiga/MG. Com o tema Árvores, o concurso privilegiou fotos de árvores floridas, com frutos ou secas, situadas no município. (Ao lado, a foto vencedora, "Ocaso")

Sediado no UNIFOR-MG, o concurso, promovido pelas Salas Verdes de Formiga, abordou o tema Árvores e teve como objetivo promover a educação ambiental na comunidade

A abertura do evento foi feita por músicos da EMMEL (Escola Municipal de Música Eunézimo Lima) e a mesa foi composta pelo Reitor do Centro Universitário, Prof. Ms. Marco Antonio de Sousa Leão; pela coordenadora da Biblioteca Ângela Vaz Leão e da Sala Verde UNIFOR-MG, bibliotecária Virgínia Vaz; pelo prefeito de Formiga, Aluísio Veloso/PT; e pelo secretário de Meio Ambiente, Edson Toledo.

Todos os componentes falaram aos participantes, enfatizando a importância de se promover eventos como esse, abrangendo temas voltados para o meio ambiente, como forma de conscientização ambiental. De acordo com os representantes das Salas Verdes, Virgínia e Edson, o objetivo do concurso foi despertar o interesse da comunidade para uma educação ambiental efetiva, além de possibilitar uma reflexão sobre a responsabilidade social e ambiental de cada um e intermediar uma maior troca de experiências entre os participantes e demais pessoas envolvidas.

Quando fala sobre a escolha e os vencedores, Virgínia atesta a qualidade alcançada pelo concurso. “Não foi fácil para a comissão julgadora escolher as fotos vencedoras. As árvores do município, nas mãos dos participantes, ganharam jeito e cores divinos. São merecedores de nossas reverências as árvores e todos os participantes do I Concurso Fotográfico das Salas Verdes de Formiga”, afirma.

Algumas empresas formiguenses foram parceiras do evento: Fidens Engenharia, Bazar Guri, Casa Cruzeiro Motos, Casa do Telefone, Alfa Informática e Retran Digital.

O concurso
O lançamento do concurso foi feito em setembro de 2007, na Semana da Árvore – evento promovido pelo UNIFOR-MG, em parceria com a Prefeitura de Formiga, FEAMA (Fundação Educacional, Assistencial e de Proteção ao Meio Ambiente), CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas de Formiga), ACIF (Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócios de Formiga) e Polícia Militar. As fotos deveriam ser enviadas até o dia 15 de fevereiro.

Confira a relação dos premiados no I Concurso Fotográfico das Salas Verdes de Formiga:

Menção Honrosa do UNIFOR-MG:
Ailton Viana de Oliveira- Contraste Verde-Urbano

Menção Honrosa oferecida pelo concurso:
Mariabe Silva – Contradição
Simone Aparecida Pinto – Árvore Ipê
Anderson Garcia Silva – Árvore Seca
Luiz Guilherme de Faria – Árvore Florida Amarela
Airton L. Corrêa -Árvore seca

Premiados:
5º lugar: Aline Rocha de Faria – Sombra e água fresca – Fazenda Pouso Alegre
4º lugar: Renata Maria Cardoso Rodrigues de Moraes – Árvore florida – MG 050, perto do trevão