I Seminário de Plantas Medicinais - Unifor MG
I Seminário de Plantas Medicinais

quinta-feira, 22 de novembro de 2007.
I Seminário de Plantas Medicinais
No último dia 20, às 19:00 h, foi realizado, no Salão Nobre Eunézimo Lima do UNIFOR-MG, o I Seminário de Plantas Medicinais. O evento, fruto do Projeto Plantas Medicinais: farmácia alternativa, produtos naturais aplicados à saúde, contou com a participação de alunos do Centro Universitário e pessoas da comunidade interessadas no assunto.

O projeto, desenvolvido no campus do UNIFOR-MG e orientado pela Profa. Ms. Cláudia de Oliveira Nogueira, é resultado de uma parceria entre o Centro Universitário de Formiga e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG).

Para dar início ao seminário, a orientadora do projeto falou sobre a origem do uso das plantas como medicamento, eficácia do tratamento e estudos atuais ligados a essa área. Segundo a professora, “a intenção dos pesquisadores da área e da OMS (Organização Mundial de Saúde) é estimular as pesquisas que buscam resgatar o saber popular, o saber do povo”.

As alunas envolvidas no projeto também se apresentaram, falando sobre o trabalho desenvolvido no campus, pesquisas realizadas e visitas feitas às comunidades rurais de Formiga/MG. Além disso, elas apresentaram as plantas mais encontradas na região e seus benefícios. Dentre as raízes destacadas, estão: alfazema, boldo, manjericão, camomila, assa-peixe branco e poejo. Elizabeth Teodoro, bolsista da FAPEMIG, e Vanessa Silveira, voluntária, alunas do sexto período de Enfermagem do UNIFOR-MG, são as estudantes envolvidas no projeto.

NOTA DE PESAR – Marco Aurélio Almada Arantes
1 de fevereiro de 2023