II AGROXPERIENCE PROMOVE TROCA DE CONHECIMENTO ENTRE ACADÊMICOS E PROFISSIONAIS
sexta-feira, 29 de novembro de 2024.Acadêmicos do curso de Engenharia Agronômica participaram, nos dias 11 e 12 de novembro, do II AgroXperience, cujo tema foi “Cultivando o Conhecimento”. O evento foi patrocinado pelas empresas Sicoob Credifor e a TMF Fertilizantes, e contou com a participação de especialistas renomados, reunindo alunos, produtores rurais e profissionais interessados.
Realizado no Salão Nobre “Eunézimo Lima”, o evento teve a organização conduzida pelos alunos do 6º período, sob a orientação do Prof. Dr. Vitor Oliveira Rodrigues e da Profa. Dra. Julia Marques Oliveira. Enquanto Vitor ficou responsável por auxiliar na definição das inscrições, banners e logística, Julia buscou palestrantes experientes para enriquecer o evento.
Segundo Vitor, os temas são escolhidos com base no interesse dos alunos. Nesta edição, foram abordados conteúdos de Fitotecnia e Fitopatologia, considerados pontos críticos na maioria das culturas agrícolas.
No primeiro dia, o evento teve início com a palestra do Prof. Marcelo Loran de Oliveira Freitas, de Bambuí, que apresentou o tema: “Manejo de Doenças da Soja: Da colheita da última safra até a colheita da safra atual”.
“Eu trouxe informações sobre os cuidados necessários desde antes da semeadura da soja até o período próximo à colheita. Isso é relevante porque a maioria dos alunos terá contato com essa cultura ou com outras anuais que possuem manejo de doenças semelhante”, explicou Marcelo.
Em seguida, a representante da TMF Fertilizantes, Greice Leal Pereira, discutiu o tema “Nutrição Equilibrada: Aliada na Mitigação dos Impactos das Mudanças Climáticas nas Lavouras”.
O segundo dia foi marcado pela palestra do Prof. Edson Ampélio Pozza, da UFLA, com o tema: “Manejo de Doenças do Cafeeiro: Da revolução verde ao pensamento verde”. O encerramento foi feito por Luis Moises Peñate Munguía, que abordou “Ethical and Technical Reflections on the Use of Pesticides in Agriculture / Manejo Ético e Técnico de Defensivos Agrícolas”.
Luis, que é professor e diretor da Universidad Rafael Landívar da Guatemala, aceitou o convite de Julia enquanto estava no Brasil. Acompanhado de seu irmão Mynor Munguía, que atuou como intérprete, o palestrante destacou a importância de abordar os impactos dos pesticidas tanto na sustentabilidade ambiental quanto na saúde humana.
“Os pesticidas são as substâncias mais perigosas e as que geram uma maior responsabilidade ética. Por isso, é essencial que, desde o início de sua formação, os alunos aprendam não apenas a ciência, mas também os aspectos éticos, para exercerem suas atividades profissionais de forma responsável e reflexiva”, enfatizou Luis.
Além das palestras, o evento contou com a apresentação de trabalhos desenvolvidos por alunos dos 4º, 8º e 10º períodos, expostos na entrada da Praça de Alimentação do Prédio 1. Esses trabalhos foram avaliados por professores e visitantes.
O ii AgroXperience cumpriu seu objetivo de aproximar os alunos de temas de grande relevância por meio de profissionais experientes, que compartilharam conhecimentos valiosos e um repertório diversificado, contribuindo para a formação acadêmica e profissional dos participantes.