icone buscar
III Ciclo de Estudos Jurídicos do UNIFOR-MG

III Ciclo de Estudos Jurídicos do UNIFOR-MG

quinta-feira, 30 de agosto de 2007.
III Ciclo de Estudos Jurídicos do UNIFOR-MG

Nos dias 21, 22 e 23 de agosto, o Centro Universitário, por intermédio da coordenação do curso de Direito, promoveu o III Ciclo de Estudos Jurídicos do UNIFOR-MG. O evento foi realizado no Salão Nobre Eunézimo Lima, às 19:00 h, e abordou o tema Ética, Direito e Cidadania. A semana de estudos contou com o apoio do curso Praetorium, da OAB (ordem dos Advogados do Brasil)/MG e do CEFET (Centro Federal de Educação Tecnológica)/MG.

 

O cerimonial foi conduzido pelo assessor de imprensa do UNIFOR-MG, Sandro Figueiredo, e a abertura do evento contou com a participação de músicos da EMMEL (Escola Municipal de Música Eunézimo Lima).

 

No primeiro dia, a mesa foi composta pelo reitor do Centro Universitário, Prof. Ms. Marco Antonio de Sousa Leão; pelo juiz da comarca de Arcos/MG, Joaquim Moraes Júnior; pelo palestrante Dr. Nelson Rosenvald; pelo diretor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas e Exatas, Prof. Ms. Eugênio Vilela Júnior; pela assessora jurídica do UNIFOR-MG, Célia Guedes Faria Lima; e pelo presidente do DA (Diretório Acadêmico) do curso de Direito, Marcos Antônio Coelho. Todos os componentes da mesa fizeram seu pronunciamento.

 

O palestrante, Dr. Nelson Rosenvald, é bacharel em Direito, pela Universidade do Rio de Janeiro; mestre e doutor em Direito Civil, pela PUC (Pontifícia Universidade Católica)/SP; procurador do Ministério Público de Minas Gerais; professor do curso Praetorium; associado fundador do IDP (Instituto de Direito Privado); e autor de livros na área de Direito, em todo o país. Dr. Nelson falou sobre Direito ao Corpo. Ele abordou questões como cirurgia de transexualidade, transplante de órgãos, eutanásia e Biodireito. O procurador leu três artigos do novo código civil e afirmou a importância de se manter o direito ao corpo, mesmo após a morte. Segundo ele, "a vida é humana e a morte deve ser humanizada".

 

 

Posse do DA "Laura Guedes Faria"

No primeiro dia do ciclo, os membros do DA do curso de Direito foram empossados. Antes da cerimônia de posse, o presidente do DA, Marcos Antônio Coelho, aluno do sexto período, fez uma homenagem póstuma à advogada Laura Guedes Faria, uma das mulheres pioneiras nesta profissão, em Formiga. Uma das representantes do DA, Denise Veloso Leal, aluna do sétimo período, entregou flores à Célia Guedes, filha de Laura Guedes.

 

 

Dia 22

No segundo dia do evento, a mesa foi composta pela coordenadora do curso de Direito do UNIFOR-MG, Profa. Ms. Juliana Guedes Martins; pelo palestrante Luiz Fernando Valladão Nogueira; pelo conselheiro da secção de Minas Gerais, Antônio dos Santos Damasceno; pela presidente da subsecção da OAB em Formiga, Cirlanda Chaves; pelo escritor e advogado Dimas de Oliveira; pelo membro da Comissão de Prerrogativa da OAB em Formiga, Adonai Correa; e pelo acadêmico do terceiro período do curso de Direto do UNIFOR-MG e vice-presidente do DA do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas e Exatas, Túlio Khouri Carvalho. Todos os componentes da mesa falaram aos presentes.

 

O palestrante, Luiz Fernando Valladão Nogueira, é advogado militante; procurador do município de Belo Horizonte/MG; diretor financeiro da OAB/MG; conselheiro seccional da OAB/MG; presidente do órgão especial da OAB Ética de Advocacia; professor na Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais; e diretor do Departamento de Direito de Família do Instituto dos Advogados do Estado de Minas Gerais. Ele falou sobre o tema Ética e Prerrogativa na Advocacia. Luiz Fernando enfatizou a importância dos profissionais do Direito trabalharem, sempre, com a ética, para que as distorções a respeito dos advogados não continuem. Segundo ele, "a advocacia não pode construir fatos ou criar testemunhas. A defesa deve ser feita baseada em pretensões éticas e verdadeiras".

 

 

Lançamento do livro

No segundo dia do evento, houve o lançamento do livro Código de Processo Civil em Poesias, do advogado Dimas de Oliveira. Antônio dos Santos Damasceno falou sobre a importância da obra para os profissionais do Direito e, também, sobre a sabedoria do autor, "que conseguiu encontrar uma maneira diferente e criativa para tratar temas tão sérios". Os alunos do curso de Direito, Lorena e Érick, apresentaram, ao público, um dos poemas publicados no livro. O autor falou sobre o processo de construção da obra e praticidade que irá trazer aos acadêmicos.

 

 

Dia 23

No último dia do evento, a mesa foi composta pelo diretor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas e Exatas, Prof. Ms. Eugênio Vilela Júnior; pelo presidente da ACIF (Associação Comercial e Industrial de Serviços e Agronegócios de Formiga) e vice-presidente da Fundação Educacional Comunitária Formiguense, Remaclo Couto; pela professora do curso de Direito do UNIFOR-MG e procuradora do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Formiga, Luciana Carvalho; pela diretora do Colégio de Aplicação e acadêmica do sétimo período do curso de Direito do Centro Universitário, Solange Nascimento; e pelo vice-presidente do DA do curso de Direito, Antônio de Castro Neto. Todos os membros da mesa se pronunciaram.

 

O palestrante, Délio de Jesus Malheiros, é formado em Direito, pela Faculdade Milton Campos; servidor concursado da Assembléia Legislativa de Minas Gerais; representante da Associação Brasileira de Consumidores; deputado estadual, pelo PV (Partido Verde), eleito em 2006; e presidente da Comissão de Direito do Consumidor e do Contribuinte. Délio falou sobre O Direito do Consumidor e Cidadania. Ele abordou o tema enfatizando a importância da luta contra as cobranças abusivas das empresas e pelos direitos do consumidor, que, "atualmente, têm sido mais favoráveis aos clientes".

 

O ciclo contou com a participação de alunos e profissionais da área do Direito, autoridades de Formiga e da comunidade em geral.

fique por dentro

PROJETO “AMIGOS DA EQUOTERAPIA” TERÁ NOVO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
26 de março de 2024

PROJETO “AMIGOS DA EQUOTERAPIA” TERÁ NOVO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

UNIFOR-MG PROMOVERÁ EM PARCERIA COM O CEMAP MESA REDONDA COM O TEMA “VALORIZE AS CAPACIDADES E RESPEITE OS LIMITES”
26 de março de 2024

UNIFOR-MG PROMOVERÁ EM PARCERIA COM O CEMAP MESA REDONDA COM O TEMA “VALORIZE AS CAPACIDADES E RESPEITE OS LIMITES”

ALUNOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARTICIPAM DE AULA PRÁTICA SOBRE CONHECIMENTOS BÁSICOS PARA A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL
25 de março de 2024

ALUNOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARTICIPAM DE AULA PRÁTICA SOBRE CONHECIMENTOS BÁSICOS PARA A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Pular para o conteúdo