INAUGURADO CENTRO DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA DE FORMIGA

terça-feira, 20 de dezembro de 2022.
INAUGURADO CENTRO DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA DE FORMIGA

O Centro de Inovação e Tecnologia de Formiga – CITFOR foi inaugurado na manhã de sexta-feira, 16 de dezembro. Ele fica na Avenida JK, 133, no Bairro Engenho de Serra (antiga sede da Acif – CDL). A cerimônia foi conduzida pela equipe da Secretaria Municipal de Administração e Desenvolvimento Econômico e contou com a presença de diversos convidados; empreendedores; representantes de instituições; dos vereadores Juarez Carvalho e Flávio Couto, que representou a Câmara Municipal; secretários e servidores municipais.

O prefeito Eugênio Vilela disse que a inauguração do CITFOR é uma alegria muito grande, porque é um projeto que ele acalentava desde o ambiente acadêmico, onde na verdade nasceu sua inspiração. “Graças a vários parceiros, entre eles a importância ímpar do UNIFOR-MG, estamos inaugurando nosso Centro de Inovação e Tecnologia, a nossa incubadora de negócios de base tecnológica, onde nós teremos o ambiente propício para novos negócios, cujo o conhecimento será a matéria-prima fundamental”.

De acordo com o prefeito, no CITFOR, a grande oportunidade que os alunos do UNIFOR-MG e do IFMG terão é esse ambiente propício à inovação tecnológica e, a partir disso, gerar negócio para que saindo da fase de incubação, possam dar espaço para outros empreendedores que venham e criem seu negócio próprio e, a partir daí, gere renda, gere receita, gere emprego, o que é importante para toda a sociedade.

Já o coordenador dos cursos do UNIFOR-MG, Prof. Me. Daniel Gonçalves Ebias, disse que o CITFOR proporciona um grande ganho para os alunos da Instituição porque eles vão pensar teorias em sala de aula e quem sabe até mesmo propor para desenvolvimento de ações dentro da incubadora de empresas.

Saiba mais

O CITFOR é uma Incubadora Municipal de Empresas de Base Tecnológica e Startups. As incubadoras auxiliam empreendedores e empresas que tenham como principal característica a oferta de produtos e serviços com significativo grau de “inovação”. A princípio, o CITFOR terá dois programas: “Pré-Incubação” e “Incubação Avançada”.

• Programa “Pré-Incubação”

O Programa Municipal de “Pré-Incubação” do CITFOR compreende o conjunto de atividades que objetiva preparar os projetos que tenham potencial de negócios para a criação de empresas de base tecnológica e empresas inovadoras.

• Programa “Incubação Avançada”

O Programa Municipal de “Incubação Avançada” reúne atividades voltadas ao fortalecimento das empresas oriundas de base tecnológica, com ênfase na capacitação gerencial do empreendedor e no desenvolvimento econômico e financeiro de seu negócio.

Os trabalhos do CITFOR serão iniciados com o Programa de “Pré-Incubação”, que terá duração de seis meses. Serão oferecidos aos pré-incubados:

I – Instalações físicas: direito de utilização das dependências do CITFOR, que será exercido de forma compartilhada, compreendendo:

1. a) A cessão, em caráter temporário e, ou, provisório, do direito de uso de área física e equipamentos necessários ao desenvolvimento dos projetos e das empresas, de acordo com a disponibilidade do CITFOR;
  2. b) Direito de uso dos serviços e das áreas comuns do CITFOR como: cozinha compartilhada, banheiro, áreas interna e externa, sala de reunião e treinamento, recepção, telefone de uso coletivo, rede de internet, de acordo com a disponibilidade.

II – Limpeza das áreas comuns, suporte administrativo, endereço postal e energia elétrica;

III – Ampliação do Networking por meio da interação com outros empreendedores e instituições apoiadoras;

IV – Capacitação gerencial por meio de eventos e cursos a serem oferecidos de acordo com a disponibilidade das instituições apoiadoras e do CITFOR;

V – Orientação de atividades com foco em ampliar o impacto da empresa, por meio de ações direcionadas, utilizando técnicas de desenvolvimento de negócios inovadores.

Com informações da Prefeitura de Formiga.

ALUNOS DE ARQUITETURA E URBANISMO E ENGENHARIA CIVIL PARTICIPARÃO DE CURSO SOBRE PRODUTOS E TÉCNICAS DE ACABAMENTO

UNIFOR-MG REALIZARÁ SEMINÁRIO INTEGRADO PARA DISCENTES DO CURSO DE ENFERMAGEM

UNIFOR-MG REALIZARÁ SEMINÁRIO INTEGRADO PARA DISCENTES DO CURSO DE ENFERMAGEM