icone buscar
HOME » Institucional » Infraestrutura » LABORATÓRIO DE ENGENHARIA APLICADA

LABORATÓRIO DE ENGENHARIA APLICADA

Este espaço possibilita a realização de diversas experiências como medidas de tensão; corrente e resistência de circuitos elétricos; medidas de potência: monofásica; trifásica (métodos dos três wattímetros); medidas de resistência de enrolamentos; método da ponte; medida direta com ohmímetro; implementação de circuito de comando e proteção para acionamento de um motor de indução trifásico utilizando diferentes métodos de partida.

O laboratório está equipado com  multímetros analógicos e digitais; voltímetros e amperímetros; wattímetros; osciloscópios; painéis didáticos para instalações elétricas, simulações com motores elétricos, comandos de motores elétricos, dentre outros. Além destes, equipamentos utilizados em conforto ambiental, tais como psicrômetros, medidores de temperatura, umidade relativa do ar e luxímetros, integram o acervo desse laboratório.

Possui, ainda, quadro didático e carteiras que possibilitam ao aluno a imediata absorção prática do conteúdo teórico ministrado. Assim, o laboratório destina-se a promover o aluno a dominar as técnicas de análise de circuitos, em corrente contínua e alternada, adquirindo segurança e experiência no uso das leis fundamentais de Ohm e Kirchhoff, que permitam compreender os assuntos a serem abordados em praticamente todas as disciplinas dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Produção. Consolida, também, os conhecimentos de matemática e física, aplicando-os na interpretação dos fenômenos elétricos.

Este laboratório é utilizado pelos seguintes cursos: ADMINISTRAÇÃO, ENGENHARIA QUÍMICA, ENGENHARIA CIVIL, DESIGN DE INTERIORES E ARQUITETURA E URBANISMO, ENGENHARIA AGRONÔMICA
Local: Prédio 1, 1º andar, sala 110 

LABORATRIO DE ENGENHARIA APLICADA 1 LABORATRIO DE ENGENHARIA APLICADA 2
LABORATRIO DE ENGENHARIA APLICADA 3 LABORATRIO DE ENGENHARIA APLICADA 4

 

Pular para o conteúdo