icone buscar
HOME » Institucional » Infraestrutura » LABORATÓRIO DE HIDRÁULICA, HIDROLOGIA E FENÔMENOS DE TRANSPORTE

LABORATÓRIO DE HIDRÁULICA, HIDROLOGIA E FENÔMENOS DE TRANSPORTE

O Laboratório de Hidráulica, Hidrologia e Fenômenos de Transporte visa reproduzir, em escala, as condições naturais dos locais de implantação e simulação do funcionamento das estruturas hidráulicas. Nele, consolidam-se as pesquisas e estudos de obras hidráulicas, usando novas tecnologias, com o objetivo de garantir e/ou aumentar a eficiência, economia e segurança dos projetos.

Para isso, o laboratório é capaz de realizar estudos hidráulicos em modelos reduzidos, além de entender como é a assistência técnica à construção, operação e manutenção das obras hidráulicas.

Somados aos estudos hidráulicos em modelo reduzido, o laboratório também oferece: módulos hidráulicos e sanitários, capacidade de avaliação de obras hidráulicas em funcionamento, operação de rede hidrometeorológica, projeto e implantação de redes de hidráulicas, dimensionamento de bombas e estudos hidrológicos.

Entretanto, o principal objetivo do Laboratório de Hidráulica, Hidrologia e Fenômenos de Transporte é permitir que os graduandos possam verificar, na prática, as experiências vistas na sala de aula. Assim, os equipamentos permitem a realização de diversas experiências tais como: medições da pressão, desenvolvimento de perfis de velocidades, atrito nas tubulações, medição de vazão, variação do atrito com a temperatura, perda de carga contínua, localizada, entre outras.

Este laboratório é utilizado pelos seguintes cursos: ENGENHARIA QUÍMICA, ENGENHARIA CIVIL, DESIGN DE INTERIORES E ARQUITETURA E URBANISMO, ENGENHARIA AGRONÔMICA
Local: Prédio 5, sala 502

LaboratórioLaboratório
Laboratório
Pular para o conteúdo