Laboratório de Mineralogia envia amostras à Universidade Federal do Pará

terça-feira, 18 de setembro de 2007.
Laboratório de Mineralogia envia amostras à Universidade Federal do Pará

O incentivador do Laboratório de Mineralogia do UNIFOR-MG, Prof. Anísio Cláudio Rios Fonseca, enviou amostras de minerais, encontradas no município de Formiga/MG, para o museu da Universidade Federal do Pará (UFP).

Segundo o professor, "o pesquisador da área de laterização, Prof. Dr. Marcondes Lima Costa, representante da instituição, ficou impressionado com os tipos de amostras e mineralizações existentes nelas. Como a procedência de quase todas é a região do Morro das Balas, em Formiga/MG, o pesquisador se interessou pela geologia e nome do local", afirmou.

Dentre algumas versões conhecidas, popularmente, sobre o nome do lugar, Anísio inclui mais uma. De acordo com ele, "esse nome pode ter vindo das inúmeras esferas de pirita oxidada, encontradas na região, a chamada pedra-ferro". O professor comentou, ainda, que "Euclides da Cunha cita, em sua obra Os Sertões, que o jagunço catava bolinhas de hematita para municiar suas toscas armas de antecarga, o que me leva a crer que seja o mesmo material", disse Anísio.

O Prof. Dr. Marcondes Costa enviou, ao professor, um CD com trabalhos científicos e diversos artigos, inclusive inéditos, sobre laterização. Os trabalhos irão ajudar, Anísio e alunos do sexto período de Ciências Biológicas, em um trabalho que estão desenvolvendo nesta área.

"É espantoso constatar que profissionais competentes e renomados, como o Dr. Marcondes, são os mais simples, acessíveis e ansiosos em colaborar", comentou Anísio.

UNIFOR-MG DIVULGA EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA GESTÃO DA CIPA 2024/2025
17 de abril de 2024

UNIFOR-MG DIVULGA EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA GESTÃO DA CIPA 2024/2025

BIBLIOTECA VIRTUAL DO UNIFOR-MG CONTA COM RICO ACERVO DISPONÍVEL PARA A COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA