Laboratório de Mineralogia envia amostras à Universidade Federal do Pará

terça-feira, 18 de setembro de 2007.
Laboratório de Mineralogia envia amostras à Universidade Federal do Pará

O incentivador do Laboratório de Mineralogia do UNIFOR-MG, Prof. Anísio Cláudio Rios Fonseca, enviou amostras de minerais, encontradas no município de Formiga/MG, para o museu da Universidade Federal do Pará (UFP).

Segundo o professor, "o pesquisador da área de laterização, Prof. Dr. Marcondes Lima Costa, representante da instituição, ficou impressionado com os tipos de amostras e mineralizações existentes nelas. Como a procedência de quase todas é a região do Morro das Balas, em Formiga/MG, o pesquisador se interessou pela geologia e nome do local", afirmou.

Dentre algumas versões conhecidas, popularmente, sobre o nome do lugar, Anísio inclui mais uma. De acordo com ele, "esse nome pode ter vindo das inúmeras esferas de pirita oxidada, encontradas na região, a chamada pedra-ferro". O professor comentou, ainda, que "Euclides da Cunha cita, em sua obra Os Sertões, que o jagunço catava bolinhas de hematita para municiar suas toscas armas de antecarga, o que me leva a crer que seja o mesmo material", disse Anísio.

O Prof. Dr. Marcondes Costa enviou, ao professor, um CD com trabalhos científicos e diversos artigos, inclusive inéditos, sobre laterização. Os trabalhos irão ajudar, Anísio e alunos do sexto período de Ciências Biológicas, em um trabalho que estão desenvolvendo nesta área.

"É espantoso constatar que profissionais competentes e renomados, como o Dr. Marcondes, são os mais simples, acessíveis e ansiosos em colaborar", comentou Anísio.

ALUNOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARTICIPAM DE RODA DE CONVERSA

ALUNOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARTICIPAM DE RODA DE CONVERSA

ALUNOS DE FONOAUDIOLOGIA PARTICIPAM DE RODA DE CONVERSA SOBRE O MERCADO DE TRABALHO E POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO
29 de fevereiro de 2024