OUTUBRO ROSA: UNIFOR-MG E PREFEITURA REALIZARÃO ATIVIDADES EDUCATIVAS NAS UNIDADES DE SAÚDE

segunda-feira, 10 de outubro de 2022.

O UNIFOR-MG e a Prefeitura de Formiga realizarão, em parceria, várias ações educativas nas unidades de saúde do município neste mês. As atividades fazem parte da Campanha Outubro Rosa, que tem como foco conscientizar a população feminina sobre o câncer de mama, câncer de colo de útero e bons hábitos de saúde. A iniciativa busca incentivar a realização de exames preventivos para diagnóstico precoce dessas doenças. Paralelamente, a campanha também tem como objetivo abordar assuntos que envolvem a saúde da mulher, indicando ações preventivas e de suporte no caso de diagnóstico positivo.

O Outubro Rosa é comemorado anualmente e sua primeira edição foi nos anos 90. Trata-se de uma iniciativa da Fundação Susan G. Komen for the Cure, nos Estados Unidos. Em sua primeira edição, a campanha realizou diversas ações de combate ao câncer de mama em vários estados norte-americanos. Entre elas, destaque para mamografias gratuitas. Ainda na primeira edição do Outubro Rosa foi realizada a Corrida pela Cura, com participantes que receberam um laço rosa para simbolizar a luta contra o câncer de mama.

Com o passar do tempo, esse laço se tornou o símbolo oficial da campanha. Anos depois da primeira edição, o congresso nacional dos Estados Unidos determinou que outubro fosse o mês nacional de prevenção ao câncer de mama. Desde então, a campanha tomou proporção mundial e hoje é praticada por todos os países.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o mais incidente na população feminina mundial e brasileira, excetuando-se os casos de câncer de pele não melanoma. No Brasil, as taxas de mortalidade por esse tipo de câncer continuam elevadas, especialmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Por isso, o autoexame das mamas e a mamografia são essenciais.

18/10/22 – 19:00 às 20:00 horas

Ação Educativa com gestantes: como preparar as mamas para amamentação.

UBS Centro, UBS Engenho de Serra, UBS Cidade Nova

19/10/22 – 19:00 às 20:00 horas

Ação Educativa com mulheres acima de 20 anos: Prevenção do câncer de mama e colo de útero.

Locais: UBS Abílio Coutinho, UBS Sagrado Coração, UBS Água Vermelha, UBS Bela Vista, UBS Alvorada, UBS Centro, UBS Engenho de Serra, UBS Cidade Nova

20/10/22 – 19:00 às 20:00 horas

Ação Educativa com mulheres acima de 40 anos: Reconhecendo a incontinência urinária por esforço.

25/10/22 – 19:00 às 20:00 horas

Ação Educativa com gestantes: como preparar as mamas para amamentação.

Locais: UBS Areias Brancas, UBS Diego Souto, UBS Rosário 1 e 2, UBS Souza e Silva, UBS Nirmatele, UBS Vargem Grande, UBS Vila Didi

26/10/22 – 19:00 às 20:00 horas

27/10/22 – 19:00 às 20:00 horas