
Participantes do Projeto “Manhã de Leitura Afetuosa” são premiados
quarta-feira, 30 de novembro de 2011.
De acordo com a coordenadora do projeto, Profa. Tânia Gontijo Fonseca, o motivo da premiação se deu observando o desafio proposto para as crianças, logo no início do projeto “aquele que mais se esforçasse para vencer suas dificuldades de aprendizagem, socialização e leitura seria o campeão merecedor de um troféu”, explicou.
As medalhas foram entregues de acordo com a as qualidades pelas crianças durante o desenvolvimento do projeto. “Durante o evento de premiação, todas as crianças foram elogiadas e receberam medalhas por qualidades apresentadas durante o desenvolvimento do projeto como, por exemplo, o mais solidário, o mais companheiro, o mais dedicado dentre outras. O grande campeão foi o aluno que apresentou real melhora no rendimento escolar, no relacionamento interpesssoal e, sobretudo, na leitura. A criança que se destacou foi o aluno Luís Henrique. Ele foi o mais tímido e conseguiu, ao final do projeto, interagir-se e ainda venceu sua dificuldade de leitura, pois de acordo com relato da professora e supervisora, além de aprender a ler, chegou mesmo a solicitar à professora para ler diante da classe”, destacou a Profa. Tânia.
A coordenadora do projeto teceu, ainda, um comentário a respeito da educação inclusiva. “Percebe-se que a inclusão escolar é muito importante, mas em casos como este apresentado não basta apenas colocar crianças com dificuldades de aprendizagem em classes regulares, é preciso, sobretudo, capacitar professores para trabalharem de forma adequada com estas crianças. Aos bibliotecários, cabe a responsabilidade de serem as molas propulsoras no que diz ao incentivo a leitura e, por que não, ao trabalho de estímulo, motivação e elevação da auto estima destas crianças por meio da maior riqueza existente dentro das bibliotecas, as histórias, ou seja, o mundo fantástico da leitura”.
O projeto
o “Manhã de Leitura Afetuosa no UNIFOR” é, na verdade, um subprojeto do “Leitura: Asas da Liberdade”, desenvolvido pelo curso de Biblioteconomia, há alguns anos. O trabalho realizado no “Manhã de Leitura Afetuosa” envolve crianças com dificuldades de aprendizagem, visando o incentivo à leitura, a elevação da autoestima e a mudança de comportamento e atitudes no relacionamento social das crianças participantes, por meio da biblioterapia [leitura terapêutica], aliada à contação de histórias e oficinas de criatividade”.
{mosimage}
Os alunos participantes foram premiados e fizeram uma exposição dos trabalhos que desenvolveram durante o projeto