icone buscar
HOME » Pesquisa » Apresentação

Apresentação

A pesquisa no UNIFOR-MG constitui atividade voltada para a busca de conhecimento científico, filosófico e político da realidade natural e social, como instrumento de produção acadêmica e tecnológica, contribuindo para a evolução do patrimônio da humanidade e se desenvolve nos Cursos de Graduação a que o professor pesquisador estiver vinculado. Assim concebida, a pesquisa objetiva retroalimentar as atividades de ensino, por intermédio dos discentes e docentes envolvidos no processo.

Considerando a importância do tema, o UNIFOR-MG, independentemente das disposições legais, tal como a Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96), que não torna claramente obrigatória a pesquisa em centros universitários, destaca em sua proposta pedagógica a importância das atividades de investigação científica na formação de todo e qualquer profissional e, consequentemente, dado esse destaque, a instituição busca sempre apoiar o desenvolvimento de projetos de iniciação à pesquisa, nas respectivas áreas de atuação dos cursos.

A pesquisa está abrigada na Diretoria Geral de Ensino e a gestão administrativa de registro e prestação de contas dos projetos de pesquisa e de prestação de serviços é feita pelo Centro de Extensão, Pesquisa, Pós-graduação e Ensino a Distância (CEPEP) do UNIFOR-MG.

As atividades de pesquisa se desenvolvem por meio de Projetos de Pesquisa, que se abrigam nas áreas de concentração de pesquisa definidas pelo CNPq. A pesquisa no UNIFOR-MG é desenvolvida por servidores docentes . Os alunos de graduação são fortemente estimulados a tomar parte nas atividades de pesquisa por meio da disponibilização de bolsas de iniciação científica. A formação dos pós-graduandos pressupõe a realização de um trabalho de pesquisa orientado por docente, com titulação mínima de mestre.

Fazem parte da estrutura da Política de Pesquisa e Extensão, o Programa de Iniciação Científica (PIBIC), o Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (BIC JR), Pesquisa Docente, Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Humanos (CEPH), Comissão de Ética no Uso de animais (CEUA), Revista Conexão ciência, Revista Eletrônica do Curso de Direito e incentivos.

Pular para o conteúdo