HOME » PIBID » ESTÍMULO À PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO

ESTÍMULO À PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO

A aprendizagem em matemática é o resultado de um trabalho coletivo, que depende tanto do trabalho bem desenvolvido por parte do professor, quanto da automotivação e do olhar investigativo do aluno. Dessa forma, o trabalho do professor consiste, em desafiar e orientar o aluno nas diversas atividades escolares, que envolvem o conhecimento matemático.

Com o objetivo de desenvolver atividades que possibilitem aos alunos das séries iniciais do ensino fundamental, a construção do conhecimento matemático, o PIBID /UNIFOR-MG em parceira com os professores regentes das turmas e a coordenação pedagógica de cada escola atendida, realizaram um diagnóstico sobre o desempenho dos alunos na área de conhecimentos matemáticos.

O diagnóstico visou ao desenvolvimento de materiais didáticos alternativos a serem utilizados especialmente nas aulas de matemática pelos professores regentes e também pelos bolsistas de iniciação à docência, dentro da proposta de intervenção pedagógica, realizada semanalmente nas escolas atendidas. Verificou-se que muitos alunos apresentaram baixo rendimento nos conteúdos matemáticos. Assim, sob a orientação dos coordenadores de área e supervisores de cada escola foram desenvolvidos materiais diversos, para as aulas práticas, visando sanar as principais dificuldades dos educandos nessa importante área do conhecimento.

Todos os jogos e recursos produzidos foram utilizados nas aulas convencionais e nas aulas de intervenção pedagógica.

ESTÍMULO ESTÍMULO 3456789