PROFA. DRA. LÍGIA PELOSI MENDONÇA CONCLUI DOUTORADO EM CIÊNCIAS

quarta-feira, 13 de março de 2024.
PROFA. DRA. LÍGIA PELOSI MENDONÇA CONCLUI DOUTORADO EM CIÊNCIAS

A Profa. Dra. Lígia Pelosi Mendonça, do curso de Fisioterapia do UNIFOR-MG, concluiu seu Doutorado em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo-USP, Programa de Patologia, em parceria com o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, em 14 de setembro de 2023.

O título da tese foi “Alterações morfológicas das pequenas vias aéreas associadas ao comprometimento funcional na linfangioleiomiomatose”. O doutorado foi orientado pela Profª. Drª. Marisa Dolhnikoff e teve como objetivo principal do estudo caracterizar as alterações morfológicas das pequenas vias aéreas em pacientes com linfangioleiomiomatose, doença também conhecida como LAM, em pacientes com diferentes gravidades e sua associação com parâmetros obtidos na prova de função pulmonar e no LAM Score.

A doença em questão é rara, sistêmica, de caráter neoplásico, acometimento principalmente pulmonar cístico e obstrutivo, que atinge mulheres em idade reprodutiva. Como muitas doenças raras, ainda há muito a se conhecer sobre possíveis causas, tratamentos, prevenção, e este foi um estudo que buscou avançar nessas elucidações, esclarecendo se a obstrução pulmonar tem relação com a destruição cística vista na doença e se as vias aéreas podem estar envolvidas nesse processo de obstrução.

A pesquisa reuniu dados de pacientes referenciadas de todo o Brasil para o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, e utilizou material proveniente de biópsias pulmonares diagnósticas e de transplantes pulmonares, todos colhidos e processados na própria instituição. O estudo foi publicado na revista científica BCM Pulmonary Medicine, fator de impacto 3,32.

A Profa. Dra. Lígia Pelosi Mendonça iniciou sua trajetória no UNIFOR-MG como professora e supervisora de estágio em 2015. Em 2017, ela passou a lecionar aulas em diferentes cursos da saúde, sendo a maior parte no curso de Fisioterapia. Ela também atua como membro do NDE e do Colegiado de Curso, e também como supervisora de estágio na CLIFOR, na Santa Casa de Caridade de Formiga-MG e nas Unidades Básicas de Saúde.

ALUNOS DE ARQUITETURA E URBANISMO E ENGENHARIA CIVIL PARTICIPARÃO DE CURSO SOBRE PRODUTOS E TÉCNICAS DE ACABAMENTO

UNIFOR-MG REALIZARÁ SEMINÁRIO INTEGRADO PARA DISCENTES DO CURSO DE ENFERMAGEM

UNIFOR-MG REALIZARÁ SEMINÁRIO INTEGRADO PARA DISCENTES DO CURSO DE ENFERMAGEM