icone buscar
PROFESSOR CONQUISTA TÍTULO DE ESPECIALISTA EM FISIOTERAPIA TRAUMATO-ORTOPÉDICA

PROFESSOR CONQUISTA TÍTULO DE ESPECIALISTA EM FISIOTERAPIA TRAUMATO-ORTOPÉDICA

quarta-feira, 20 de julho de 2022.
PROFESSOR CONQUISTA TÍTULO DE ESPECIALISTA EM FISIOTERAPIA TRAUMATO-ORTOPÉDICA

O Prof. Dr. André Carvalho Costa conquistou o título de especialista em Fisioterapia Traumato-ortopédica. A distinção foi obtida mediante provas objetiva, discursiva e de títulos, com caráter eliminatório e classificatório. A Resolução nº 404 de 03 de agosto de 2011, do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), determina que o Fisioterapeuta Especialista Profissional em Fisioterapia Traumato-ortopédica pode exercer as seguintes atribuições, entre outras: I) Coordenação, supervisão e responsabilidade técnica; II) Gestão; III) Gerenciamento; IV) Direção; V) Chefia; VI) Consultoria; VII) Auditoria; VIII) Perícia.

Seu trabalho é atuar como profissional de saúde de primeiro contato e apresentar ferramentas baseadas em evidências científicas para intervir em todos os níveis de atenção à saúde; em todas as fases do desenvolvimento humano e com ações de prevenção de doenças, promoção, proteção, educação, intervenção, recuperação e reabilitação da saúde. Essa atuação deve ocorrer frequentemente em parceria com outras áreas, em um atendimento interdisciplinar, de forma que o paciente seja assistido integralmente, em diversos contextos e ambientes, como: I) Hospitalar II) Ambulatorial; III) Domiciliar e Home Care; IV) Públicos; V) Filantrópicos; VI) Militares; VII) Privados; VIII) Organizações Sociais.

O Fisioterapeuta especialista difere-se do generalista pelo aprofundamento do conhecimento técnico-científico a respeito da especialidade, no caso relacionada à Fisioterapia Traumato-Ortopédica. Esse profissional precisa estar em constante atualização, por meio de leitura regular de artigos científicos, participação em eventos científicos, atividade de pós-graduação, entre outras, que permeiam a prática baseada em evidência.

O Prof. Dr. André Carvalho Costa também é supervisor de estágio no Centro Universitário e o novo título também soma para essa função. “Tudo isso favorece a prática da docência e da supervisão de estágio, pois permite transmitir conhecimentos atualizados aos alunos e a possibilidade de implementar metodologias de ensino inovadoras. Além disso, o incentivo aos docentes para o desenvolvimento de pesquisas e o uso de tecnologias relacionadas à área também são evidentes.”

A novidade traz benefício ainda para a comunidade do Município e região, já que essa especialidade pode trazer melhor assertividade no diagnóstico diferencial. “Todo o conhecimento do fisioterapeuta especialista pode ser resumido em uma palavra: resolutividade. Isso pode ser fundamental para minimizar a sobrecarga dos sistemas públicos e privados de saúde, por meio de melhoria contínua em processos assistenciais, que garantam uma maior segurança e satisfação do paciente.”

MERCADO

O Prof. Dr. André Carvalho Costa considera que o mercado para a especialidade de Traumato-ortopedia, sem dúvidas é o maior entre todas as áreas da Fisioterapia. Ele explicou que a maioria dos pacientes que procura os serviços fisioterapêuticos apresenta queixas relacionadas a Traumatologia ou Ortopedia, por exemplo dor lombar inespecífica, que acomete grande parte da população e gera um enorme custo para o Sistema Único de Saúde. O professor destacou que o avanço dessa especialidade é fundamental para valorizar a educação, pesquisa e atuação profissional, ocorrendo assim, a otimização do tratamento fisioterapêutico à população.

 

fique por dentro

UNIFOR-MG REALIZARÁ “TRILHA DO AGRO – DRONES AGRÍCOLAS” EM PIUMHI/MG
19 de abril de 2024

UNIFOR-MG REALIZARÁ “TRILHA DO AGRO – DRONES AGRÍCOLAS” EM PIUMHI/MG

DIVULGADO RESULTADO DO EDITAL DE MONITORIA
19 de abril de 2024

DIVULGADO RESULTADO DO EDITAL DE MONITORIA

UNIFOR-MG REALIZA PALESTRA CREFONO 06
19 de abril de 2024

UNIFOR-MG REALIZA PALESTRA CREFONO 06

Pular para o conteúdo