PROFESSOR E ALUNO DESENVOLVEM APLICATIVO QUE SIMULA PROVA DO ENADE - UNIFOR-MG
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PROFESSOR E ALUNO DESENVOLVEM APLICATIVO QUE SIMULA PROVA DO ENADE

PROFESSOR E ALUNO DESENVOLVEM APLICATIVO QUE SIMULA PROVA DO ENADE

quarta-feira, 28 de agosto de 2024.
PROFESSOR E ALUNO DESENVOLVEM APLICATIVO QUE SIMULA PROVA DO ENADE

O Prof. Me. Márcio Lopes Júnior e o aluno João Vitor Oliveira, do 6º período do curso de Ciência da Computação do UNIFOR-MG, estão atuando em conjunto no desenvolvimento de um Aplicativo Móvel com Banco de Questões com foco no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE).

O projeto contempla a criação de uma base de dados contendo questões de provas do ENADE para que o aluno possa testar seus conhecimentos ao se preparar para o exame.

O orientador explicou sobre a sequência de etapas que foram seguidas para a execução do projeto: “O projeto iniciou-se com a pesquisa bibliográfica. O meu orientando, juntamente comigo, precisávamos ter uma ideia de como as questões são formuladas, como é o escopo de cada questão, como é o padrão de resposta. Nós pesquisamos e eu passei algumas referências para ele pesquisar e estudar sobre o assunto. Em seguida, foram feitas as análises de requisitos e de ferramentas que serão utilizadas. Logo em seguida, a parte de desenvolvimento será iniciada, onde todas essas ferramentas são colocadas em prática para verificar se realmente estão coerentes com o que nós pensávamos no início. Depois do desenvolvimento concluído, a fase de testes será iniciada”.

Além da parte prática, será feito também um artigo intermediário sobre o que foi feito ao longo do projeto e um outro artigo concluindo todo o desenvolvimento.

O aluno João Vitor Oliveira atua como voluntário na pesquisa. Ele conta que é a sua primeira participação com a Iniciação Científica e que está empenhado no sucesso do aplicativo, pois além de ser uma proposta interessante, tem muito a agregar à instituição. 

“Está sendo uma experiência incrível. É algo que a gente tem que estudar e entender os conceitos básicos de como funciona para criar um aplicativo do zero. Eu acho que isso é muito importante para a gente ingressar no mercado de trabalho com uma capacitação a mais”, falou João Vitor Oliveira. 

O aplicativo será benéfico para a comunidade acadêmica pois será disponibilizado para apoiar os alunos em um melhor desempenho no ENADE. Os pesquisadores identificaram que existe uma grande carência de aplicativos como este, que facilita os estudos, pois geralmente as revisões são elaboradas pelos próprios professores. A praticidade do simulado incentivará o discente nos estudos, pois além de disponibilizar as provas, ele apresentará o número de erros e acertos, permitindo acompanhar o progresso.

De acordo com o discente, a pesquisa utilizou de tecnologias que foram apresentadas tanto ao longo do curso como em sua experiência no mercado de trabalho. O projeto atenderá a uma demanda da instituição ao fornecer uma ferramenta que vai contribuir na preparação dos alunos para o ENADE. 

“Com a criação desse aplicativo esperamos que não só alunos, mas também os professores, tenham acesso a um banco de questões que tratará de forma separada os cursos, onde os professores cadastrarão as questões e os alunos executarão a simulação das provas. Além disso, os alunos terão acesso a um histórico de simulados realizados para eles poderem acompanhar a evolução com o passar do tempo”, disse.

O professor ainda falou sobre a relevância do interesse de alunos em participar de projetos de pesquisa: “Eu acho que a pesquisa é um viés que toda graduação deve ser explorar, porque eu vejo que o aluno que faz Iniciação Científica coloca em prática muito mais do que vê em sala de aula. Isso contribui para uma capacidade crítica do próprio aluno em ver pensamentos e possibilidades que outros autores fazem sobre aquele assunto. E sem falar também na possibilidade de publicação, de participar em congressos e isso poder contribuir muito para o currículo dele, principalmente se ele for fazer uma pós-graduação, um mestrado, um doutorado”.

João Vitor Oliveira ressalta que participar de pesquisas agrega muito no repertório do aluno pois além de gerar uma publicação que ficará disponível para a comunidade acadêmica, toda prática e conhecimento tornarão o currículo do aluno diferenciado.

O Prof. Me. Márcio Lopes Júnior iniciou sua trajetória com as pesquisas no Centro Universitário de Formiga em 2021. Ele já participou de quatro projetos, sendo todos na área de banco de dados. Ele tem grande interesse nessa área por abranger diversas linguagens de programação, permitindo encaminhar bem o aluno nessa expertise para o mercado de trabalho.

 

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