Professora de Pedagogia do UNIFOR apresentará trabalho em congresso - UNIFOR-MG
icone buscar
Professora de Pedagogia do UNIFOR apresentará trabalho em congresso

Professora de Pedagogia do UNIFOR apresentará trabalho em congresso

quinta-feira, 20 de outubro de 2011.
Professora de Pedagogia do UNIFOR apresentará trabalho em congresso


A Profa. Ms. Elizabeth Rocha de Carvalho Oliveira, docente do curso de Pedagogia e demais licenciaturas do UNIFOR, teve um trabalho de pesquisa aprovado para o Educasul 2011, congresso de nível nacional na área de educação, com o tema “Professores (as) em Ação: Conhecimentos e Saberes em foco”. O evento  ocorrerá  entre os dias 24 e 26 de outubro, em Florianópolis/SC.  

O trabalho aprovado intitula-se “A utilização de materiais e recursos didáticos como facilitadores do processo ensino aprendizagem no ensino fundamental I” e será apresentado na modalidade oral, dentro do eixo temático: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas.

A pesquisa que será apresentada é o resultado parcial de um Projeto de Iniciação Científica desenvolvido no Centro Universitário, com apoio da FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de Minas Gerais) e desenvolvido juntamente à acadêmica Mírian Resende Costa, do 6o período de Pedagogia, sob a orientação da Profa. Ms. Elizabeth Rocha de Carvalho Oliveira, desde fevereiro de 2011.

Para a Profa. Ms. Elizabeth, “É uma honra muito grande poder representar o curso de Pedagogia, levando o nome do UNIFOR para o sul do país, num evento de grande proporção na área educacional, onde estarão reunidos educadores de vários estados e autores de ponta. É um reconhecimento enorme para a minha carreira como docente e pesquisadora. Contudo, é um trabalho de equipe, por isso, enalteço, de forma especial, o protagonismo de minha orientanda, a acadêmica Mírian, uma aluna excepcional, que desde o início abraçou o projeto de pesquisa e o tem desenvolvido com entusiasmo, responsabilidade e espírito investigativo. Mais uma vez comprova-se o nível de excelência da pesquisa realizada no UNIFOR, que tem sido reconhecida em vários eventos científicos do país. Gostaria de agradecer à Instituição pelo apoio e oportunidade de crescimento pessoal e profissional”.

A pesquisa

De acordo com a professora, o estudo que ainda está em andamento, organiza-se em dois planos, um teórico e outro prático, os dois realizados à luz das perspectivas teóricas sócio-histórica  interacionista, e da teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. No plano teórico, serão analisados o conceito, origem e função pedagógica dos recursos didáticos, bem como suas vantagens no processo de construção do conhecimento. Com relação ao plano prático, a partir das categorias teóricas investigadas, almeja-se a construção de uma Coletânea Pedagógica com sugestões de utilização de estratégias didáticas para o Ciclo de Alfabetização, que sirva como subsídio para os educadores que militam nas séries iniciais. Ao final, os resultados serão socializados para a comunidade acadêmica e local através de uma oficina para demonstração das possibilidades investigadas.

O congresso
O evento terá programação dirigida a professores, educadores e gestores pedagógicos de escolas de educação infantil e ensino fundamental do país, com conteúdo específico e os mais renomados conferencistas e palestrantes do segmento. É uma oportunidade de atualização profissional e qualificação do ensino. Além das conferências, palestras, mesas-redondas e minicursos, exposição e Mostra de projetos voltados para uma educação sustentável, o Educasul oportuniza a troca de conhecimento e experiências entres os profissionais da Educação através da apresentação de trabalhos, na forma oral e pôster.

{mosimage}
A Profa. Ms. Elizabeth Rocha de Carvalho Oliveira e a acadêmica do 6o período, Mírian Resende Costa

fique por dentro

REVISTA CIENTÍFICA ARANDU DIVULGA EDITAL PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS
18 de março de 2025

REVISTA CIENTÍFICA ARANDU DIVULGA EDITAL PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS

CENTRO UNIVERSITÁRIO PROMOVE PRIMEIRO UNIFOR NA PRAÇA DO ANO NA CIDADE DE PAINS
18 de março de 2025

CENTRO UNIVERSITÁRIO PROMOVE PRIMEIRO UNIFOR NA PRAÇA DO ANO NA CIDADE DE PAINS

DOAÇÃO ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO
18 de março de 2025

DOAÇÃO ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO

Pular para o conteúdo