
Professora de Pedagogia do UNIFOR apresentará trabalho em congresso
quinta-feira, 20 de outubro de 2011.
O trabalho aprovado intitula-se “A utilização de materiais e recursos didáticos como facilitadores do processo ensino aprendizagem no ensino fundamental I” e será apresentado na modalidade oral, dentro do eixo temático: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas.
A pesquisa que será apresentada é o resultado parcial de um Projeto de Iniciação Científica desenvolvido no Centro Universitário, com apoio da FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de Minas Gerais) e desenvolvido juntamente à acadêmica Mírian Resende Costa, do 6o período de Pedagogia, sob a orientação da Profa. Ms. Elizabeth Rocha de Carvalho Oliveira, desde fevereiro de 2011.
Para a Profa. Ms. Elizabeth, “É uma honra muito grande poder representar o curso de Pedagogia, levando o nome do UNIFOR para o sul do país, num evento de grande proporção na área educacional, onde estarão reunidos educadores de vários estados e autores de ponta. É um reconhecimento enorme para a minha carreira como docente e pesquisadora. Contudo, é um trabalho de equipe, por isso, enalteço, de forma especial, o protagonismo de minha orientanda, a acadêmica Mírian, uma aluna excepcional, que desde o início abraçou o projeto de pesquisa e o tem desenvolvido com entusiasmo, responsabilidade e espírito investigativo. Mais uma vez comprova-se o nível de excelência da pesquisa realizada no UNIFOR, que tem sido reconhecida em vários eventos científicos do país. Gostaria de agradecer à Instituição pelo apoio e oportunidade de crescimento pessoal e profissional”.
A pesquisa
De acordo com a professora, o estudo que ainda está em andamento, organiza-se em dois planos, um teórico e outro prático, os dois realizados à luz das perspectivas teóricas sócio-histórica interacionista, e da teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. No plano teórico, serão analisados o conceito, origem e função pedagógica dos recursos didáticos, bem como suas vantagens no processo de construção do conhecimento. Com relação ao plano prático, a partir das categorias teóricas investigadas, almeja-se a construção de uma Coletânea Pedagógica com sugestões de utilização de estratégias didáticas para o Ciclo de Alfabetização, que sirva como subsídio para os educadores que militam nas séries iniciais. Ao final, os resultados serão socializados para a comunidade acadêmica e local através de uma oficina para demonstração das possibilidades investigadas.
O congresso
O evento terá programação dirigida a professores, educadores e gestores pedagógicos de escolas de educação infantil e ensino fundamental do país, com conteúdo específico e os mais renomados conferencistas e palestrantes do segmento. É uma oportunidade de atualização profissional e qualificação do ensino. Além das conferências, palestras, mesas-redondas e minicursos, exposição e Mostra de projetos voltados para uma educação sustentável, o Educasul oportuniza a troca de conhecimento e experiências entres os profissionais da Educação através da apresentação de trabalhos, na forma oral e pôster.
A Profa. Ms. Elizabeth Rocha de Carvalho Oliveira e a acadêmica do 6o período, Mírian Resende Costa