Professora do UNIFOR-MG tem trabalhos aceitos para publicação em Congresso Mundial da Água

terça-feira, 05 de abril de 2011.

A Profa. Ms. Christiane Pereira Rocha, do Centro Universitário de Formiga, teve dois artigos aceitos para publicação no XIV Congresso Mundial da Água, que ocorrerá em Porto de Galinhas/PE, entre os dias 25 e 29 de setembro deste ano. Os artigos são resultados de suas orientações em Trabalhos de Conclusão de Curso. A Profa. Ms. Christiane, atualmente, leciona para os cursos Engenharia Ambiental e Enfermagem do UNIFOR-MG.

Os artigos são resultados de suas orientações em Trabalhos de Conclusão de Curso. Um deles é da egressa do curso de Engenharia Ambiental, Antônia Terezinha de Melo, em parceria com o Prof. Dr. Aladir Horácio dos Santos, e fala sobre a “Avaliação e modelagem da qualidade da água e capacidade de autodepuração do Rio do Peixe”, que tem sua nascente situada no Parque Nacional da Serra da Canastra, em São Roque de Minas.

O outro trabalho, “Análise das águas subterrâneas em poço artesiano da cidade de Formiga-MG e tratamento de resultados por redes neurais artificiais”, é da aluna Fernanda Cristina Arantes, do curso de Química, em parceria com o Prof. Pós-Dr. Alex Magalhães de Almeida.

Segundo a professora, “O Congresso permitirá a vivência de experiências de instituições e pesquisadores de várias regiões do Brasil e do mundo. É uma forma também de divulgar as potencialidades dos cursos do UNIFOR-MG, nos meios acadêmico e empresarial”.

O congresso
O XIV Congresso Mundial da Água será realizado no ENOTEL Resort – Porto de Galinhas em Porto de Galinhas, próximo à cidade do Recife, em Pernambuco.

De acordo com a organização do evento, o congresso vai destacar novos instrumentos de gerenciamento de recursos hídricos, inclusive mudanças climáticas, crescimento populacional, expansão urbana e mudanças demográficas, desenvolvimento econômico, degradação da qualidade da água e requisitos do ecossistema água, inclusive para manter a biodiversidade. Cada um deles vai alterar o modo como a água vai ser gerenciada e, ao mesmo tempo, vai requerer novas prioridades na tecnologia e na infraestrutura, no gerenciamento e nas políticas, na alocação e na precificação, nas leis e instituições, e, acima de tudo, uma nova abordagem dos profissionais de recursos hídricos.

A Profa. Ms. Christiane Pereira Rocha, do UNIFOR-MG

UNIFOR-MG REALIZARÁ “TRILHA DO AGRO – DRONES AGRÍCOLAS” EM PIUMHI/MG