Projeto da Biblioteca do UNIFOR-MG aproxima crianças da leitura

quinta-feira, 24 de abril de 2008.
Projeto da Biblioteca do UNIFOR-MG aproxima crianças da leitura

Desde 2005, a Biblioteca Ângela Vaz Leão, representada pela coordenação e demais colaboradores, inova na forma de trabalhar. Procurando incrementar seu papel social, a equipe empreendeu uma metodologia inovadora e criou o Projeto Leitura Viva, direcionado a crianças de comunidades próximas ao Centro Universitário.

Desenvolvido e coordenado por uma das bibliotecárias do Centro Universitário, o projeto facilita o acesso à leitura e leva conhecimento à comunidade

De acordo com a coordenadora do projeto, a bibliotecária Cidinha de Castro Campos, “o maior desafio para 2008 é colocar em prática o Programa Participar Faz Bem, objetivando formar uma brinquedoteca”. Segundo ela, o plano de ação é sensibilizar empresas formiguenses com relação a esta idéia e verificar, in loco, o trabalho desenvolvido pelo projeto. “Queremos mobilizar as empresas locais a valorizar a infância, zelar por ela e, assim, participar da formação de um bairro melhor e, conseqüentemente, de uma cidade menos violenta e que ofereça um futuro melhor aos pequenos cidadãos”, conta.

Leitura mais próxima
A biblioteca do Leitura Viva funciona no Centro Comunitário Nossa Senhora Aparecida, no bairro Água Vermelha, em Fomiga/MG. Estão inscritas 130 crianças, as quais fazem empréstimos de livros e participam das atividades desenvolvidas, aos sábados, pelos estagiários do UNIFOR-MG, das 14:00 h às 17:00 h. O acervo, além de beneficiar os inscritos no projeto, fica à disposição da Escola Infantil Chapeuzinho Vermelho.

Segundo a bibliotecária, “a equipe do projeto verificou que as crianças querem mais do que fazer empréstimos de livros, elas querem permanecer, por mais tempo, na biblioteca, desfrutando do espaço para entretenimento e lazer. Desta forma, foi criado um ambiente gostoso e criativo, um lugar para que as crianças viajem pelos caminhos da arte, desenvolvendo atividades, como: ler, escrever, pintar, encenar, ouvir histórias, assistir filmes e ouvir música”, descreve.

O projeto
O Leitura Viva tem como objetivos facilitar o acesso ao livro, à leitura e à informação, desenvolvendo na criança a criatividade e o gosto pela leitura, além de promover o exercício da solidariedade e cidadania e integrar o UNIFOR-MG com a comunidade externa.

O projeto disponibiliza uma biblioteca infantil e conta com o apoio de universitários do Projeto Amigos do Bairro, também desenvolvido pela instituição. Atualmente, participam do Leitura Viva alunos dos cursos de: Biblioteconomia, Direito, Enfermagem, Nutrição e Pedagogia. São eles: Ana Cláudia, Gisely, Lediane, Priscila, Rúbia, Thiago e Walquíria. Segundo a coordenadora do projeto, “é uma oportunidade que os universitários têm para completar a formação acadêmica, social e pessoal", afirma.

Apoio
O Centro Comunitário Nossa Senhora Aparecida está localizado na rua Cristovão Colombo, 119. Quem quiser doar brinquedos ao projeto pode entrar em contato com Cidinha, na biblioteca do UNIFOR-MG, ou pelo telefone: (37) 3329-1406.
{mosimage}{mosimage}

PROJETO “AMIGOS DA EQUOTERAPIA” TERÁ NOVO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
26 de março de 2024

PROJETO “AMIGOS DA EQUOTERAPIA” TERÁ NOVO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO