PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTUDA O USO DE BASTONETES ORGÂNICOS NA AVALIAÇÃO DE METAIS EM ÁGUAS PARA CONSUMO HUMANO
sexta-feira, 06 de setembro de 2024.O Prof. Dr. Alex Magalhães de Almeida está atuando no projeto de pesquisa de Iniciação Científica no UNIFOR-MG intitulado “Uso de bastonetes orgânicos na avaliação de metais em águas para consumo humano”, em colaboração com a aluna Fernanda Aparecida Pedrosa, do 6º período de Biomedicina.
O estudo envolve a utilização de bastonetes para realizar a captação de íons de metais pesados em águas. Os bastonetes em questão foram desenvolvidos inicialmente em um projeto anterior que trabalhava com solos e obteve um bom desempenho. Logo, no estudo atual, esses bastonetes sofreram algumas modificações em suas propriedades físicas para que possam suportar ficar na água por um período de tempo maior e cumprir o seu propósito.
A primeira etapa executada pelos pesquisadores foi fazer a adaptação do bastonete para ser colocado em água. A próxima etapa, que está em execução, é aplicar o teste de bancada para verificar se ele é eficaz na captura de elementos pesados como chumbo, cádmio, níquel, mercúrio, entre outros similares. Posteriormente, será feita a última etapa em que será realizado um teste prático no Córrego do Quilombo, que é próximo à instituição.
A aluna pesquisadora recebe uma bolsa fomentada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e para o desenvolvimento do projeto o UNIFOR-MG providencia todos os demais recursos necessários. Ela relata que é a sua primeira participação em um projeto e que sua experiência está sendo enriquecedora, permitindo o desenvolvimento de novas habilidades, do pensamento crítico, amadurecimento, além da preparação para o mercado de trabalho.
O projeto contribui para o desenvolvimento de um método mais eficaz para fazer a avaliação de metal pesado em águas, para a saúde da sociedade e uma melhor qualificação da água, que pode ser utilizada para diversos fins.
A discente complementa: “Para a sociedade detectar os metais pesados é uma questão de saúde pública e de segurança ambiental, porque a gente sabe que eles são extremamente nocivos para consumo humano. Então fazer o monitoramento em água é muito importante. Ele também afeta o ecossistema aquático, como ele é bioacumulativo ele pode acabar acumulando na cadeia alimentar e isso é extremamente prejudicial”.
O professor comentou que a atuação do aluno da graduação em projetos de pesquisa agrega na experiência prática e repertório teórico, além de permitir ao estudante utilizar o trabalho posteriormente como conclusão de curso. O UNIFOR-MG é uma Instituição de Ensino Superior que há muitos anos implementa a prática de pesquisas científicas e busca continuamente incentivar o desenvolvimento de novos projetos, reforçando que a formação da instituição é completa e com uma qualidade única.
Fernanda Aparecida Pedrosa considera que o aluno que participa de pesquisa tem uma experiência diferenciada durante a sua graduação: “Ele tem uma visão muito mais ampla e enxerga o mundo de uma forma diferente. Ele aprende a buscar soluções quando aparecem problemas a serem enfrentados, tem muito mais iniciativa, aprende sobre liderança e sobre responsabilidade, então com certeza eu acho que é um aluno diferenciado”.
O Prof. Dr. Alex Magalhães de Almeida atua como pesquisador no UNIFOR-MG desde 2010, atuando enfaticamente com relação a elementos metálicos, metodologias para determinação de substâncias, e a prática espectrofotométrica, com o uso do UV/VIS para determinação de materiais diversos.