PROJETO DE PESQUISA ANALISA O ESTADO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE FORMIGA E A SUA RELAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO MOTOR - UNIFOR-MG
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PROJETO DE PESQUISA ANALISA O ESTADO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE FORMIGA E A SUA RELAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO MOTOR

PROJETO DE PESQUISA ANALISA O ESTADO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE FORMIGA E A SUA RELAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO MOTOR

segunda-feira, 05 de agosto de 2024.
PROJETO DE PESQUISA ANALISA O ESTADO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE FORMIGA E A SUA RELAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO MOTOR

O Prof. Me. Paulo Márcio Montserrat está desenvolvendo com o aluno Arthur Breda de Melo Passos, do 7º período de Fisioterapia, o projeto de pesquisa de iniciação científica com o tema “Estado nutricional de crianças em uma Escola Municipal de Formiga-MG e a relação com o desenvolvimento motor”.

A pesquisa será realizada com crianças entre 6 e 10 anos de idade para avaliar como o estado nutricional está relacionado com as habilidades motoras de cada uma. 

A primeira etapa do projeto inclui passar pela avaliação do Comitê de Ética. Após ser aprovado, o professor e o discente foram até a escola para levar um termo de consentimento para registrar os alunos que seriam avaliados na pesquisa. Na escola em questão, 218 pais aceitaram que seus filhos participassem. No dia 2 de julho, foi realizada a coleta de dados como medidas de altura e peso para uma pesquisa estatística que complementou os resultados. 

Arthur Breda de Melo atua no projeto como bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e conta que é a sua terceira participação em um projeto de pesquisa. “A gente vai saber indicar o caminho que essas crianças vão ter que correr. A gente sabe que está aumentando o número de obesos em todo o país e a preocupação maior é com as crianças. A gente vai conseguir orientar elas a partir dos dados que a gente tiver e os resultados também”, diz ele sobre a importância da pesquisa.

O professor pesquisador ressalta: “Hoje é uma preocupação muito grande com essa questão da obesidade, principalmente em crianças. Então a gente vai fazer três grupos: quem está na faixa normal, sobrepeso e obesidade. Eles vão fazer teste de coordenação motora, teste de agilidade, teste de salto e a gente vai comparar entre eles. Em seguida, é muito importante a gente voltar na escola e passar os resultados que nós obtivemos, porque o professor pode trabalhar alguma valência física que eles estão com déficit, e é muito importante para a sociedade, principalmente para a comunidade da escola que a gente vai fazer essa pesquisa”.

Ele completa que a prática da pesquisa contribui no repertório do aluno possibilitando até o seu uso para a elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Arthur Breda de Melo enfatizou a importância de um aluno ter a experiência de atuar em um projeto de pesquisa como uma forma de agregar no seu conhecimento e repertório acadêmico, assim como se preparar para o mercado de trabalho. Para ele, o aluno que participa de pesquisa se destaca dos demais. 

“Só de você saber que ele correu atrás disso tudo, ele está na frente de todo mundo. Os professores vêem interesse nesse aluno nas matérias, então eu acho que todo mundo que passou lá que eu vi que está na iniciação é bem diferente dos outros sim”, disse.

O Prof. Me. Paulo Márcio Montserrat iniciou seus trabalhos de pesquisa no Centro Universitário em 2014, quando se tornou professor orientador de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), desenvolvendo projetos nas áreas da saúde, educação e esporte. Além disso, ele conta que atualmente o campus tem diversas maneiras de incentivar a pesquisa possibilitando a publicação em forma de artigo, o envolvimento de mais pessoas no projeto e também o incentivo financeiro que a instituição proporciona.

 

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