PROJETO DE PROBIÓTICO PARA CÃES GANHA EM PRIMEIRO LUGAR NO CITFOR
terça-feira, 22 de outubro de 2024.O projeto Cãotorade, desenvolvido pelo Prof. Dr. Leonardo Borges Acurcio em conjunto com as alunas Lara Luisa Guimarães e Marcela Luiza Silveira, do 6º período de Medicina Veterinária, conquistou o primeiro lugar no Programa de Pré-Incubação do CITFOR, dentro da categoria “Tema Livre”. A premiação ocorreu no dia 10 de setembro.
O CITFOR é um programa que incentiva o desenvolvimento de trabalhos que tragam inovação para o mercado de trabalho e para o cotidiano das pessoas.
A ideia do projeto surgiu a partir da indagação do grupo Movimento Trabalho, Empreendedorismo, Inovação e Aprendizado – TEIA, em uma reunião ocorrida em março de 2024. Após a reunião, o professor Prof. Dr. Leonardo Borges Acurcio ficou motivado a desenvolver um projeto que trouxesse inovação e que envolvesse a participação dos alunos também.
No decorrer do projeto, a equipe passou pelas etapas de inscrição, uma apresentação de seleção, classificação, e logo passaram a participar de reuniões para tratar sobre o desenvolvimento do produto no período de junho a agosto. No final de agosto, eles foram treinados para apresentar um pitch sobre o projeto e os méritos envolvidos.
A aluna Lara conta sobre o surgimento do nome do projeto: “Dentro desse programa do CITFOR a gente participou de mentorias e em uma delas surgiu o insight de chamar ‘Cãotorade’, e a gente começou a trabalhar em cima disso, em cima do nome, para montar protótipo.”
O Cãotorade é um repositor eletrolítico que tem o objetivo de auxiliar na desidratação e na disfunção intestinal. Ele pode ser consumido tanto para fins terapêuticos quanto para preventivos.
O professor Leonardo descreveu o produto: “O probiótico vem como um auxiliar da saúde do animal. Dentro de algumas pesquisas bem simples que eu já conduzi aqui dentro do UNIFOR-MG, a grande maioria desses produtos não tem uma contagem legal, não é um produto que tem um apelo. ele tem um apelo probiótico, mas em teoria ele não funciona como um probiótico, então a nossa angústia era criar um de verdade. Mudamos radicalmente a fórmula e a apresentação dele, e chegamos a uma solução final bem satisfatória.”
A aluna Marcela comentou: “Esse projeto é importante na minha trajetória como aluna porque ele me tira um pouco de dentro da sala de aula, me mostra mais a prática e traz um conhecimento diferente do que a gente está acostumado. Ele acaba abrindo portas para um futuro, porque a gente conhece pessoas interessadas e isso pode nos proporcionar oportunidades de emprego após a formação.”