
Projeto do curso de Engenharia Civil irá aproximar alunos da prática profissional
terça-feira, 01 de novembro de 2011.
Os alunos do 8º período de Engenharia Civil irão participar de um projeto intitulado “Acompanhando a construção do novo Núcleo de Apoio aos Pacientes da Associação Mão Amiga, desde a base até o revestimento”. O trabalho foi proposto pela coordenadora do curso, Profa. Ms. Christiane Pereira Rocha, e terá início em novembro deste ano, com previsão de término para novembro de 2012, perfazendo um total de 50 horas.
O objetivo da ação é proporcionar aos acadêmicos a oportunidade de aliarem os conhecimentos teóricos adquiridos nas diversas disciplinas do curso com a vivência e o desenvolvimento de grandes obras. Segundo a Profa. Ms. Christiane, outro importante objetivo é levar os alunos a desenvolverem projetos voluntários, dentro de suas profissões, ajudando pessoas, associações e comunidade em geral, tendo em vista que todos os profissionais envolvidos no planejamento e controle da obra são voluntários. “Acompanhando a construção do Núcleo de Apoio aos Pacientes, através de visitas técnicas, seguidas de aulas expositivas sobre a etapa da obra em execução, os estudantes, acompanhados de professores e dos responsáveis pela obra, Mauri Castro (gerente operacional) e João Marcos Duque (construtor), poderão colocar em prática o que trabalham em sala de aula”, explica a coordenadora.
De acordo com a Profa. Ms. Christiane, o projeto irá possibilitar uma formação de ainda mais qualidade aos alunos, tendo em vista que estarão acompanhando, de perto, uma grande obra, do início ao fim. Além disso, por intermédio da graduação, o UNIFOR irá promover mais uma ação de proximidade com a comunidade, ajudando, consequentemente, aos que, futuramente, serão atendidos pela associação, que presta serviços gratuitos à população. “Fomentar o aprimoramento intelectual e profissional dos alunos e colaborar para com o crescimento da sociedade na qual está inserido é uma das mais importantes metas do Centro Universitário, o que, certamente, será cumprido pelo projeto”, diz.
Mão Amiga
Entre os principais serviços prestados pela Associação Mão Amiga, destacam-se – além de acompanhamento no tratamento – doação de fraldas geriátricas, oxigênio e suplementos alimentares; custeio de remédios, exames e consultas com médicos especialistas não disponíveis pelo SUS (Sistema Único de Saúde); e atendimento sistemático dos pacientes, por parte de psicólogos e outros profissionais. A Associação Mão Amiga também custeia, regularmente, o transporte e a alimentação de pacientes que vão passar por tratamento em outras cidades. Para manter-se, a entidade conta com doações feitas pela comunidade.
Uma comissão especial de voluntários foi formada para a execução e o acompanhamento da obra, feita em um terreno de, aproximadamente, 700 m2, adquirido com recursos próprios da associação, através de doações da comunidade e empresas, além do valor arrecadado com a venda de um lote doado à entidade pela Prefeitura de Formiga.
O terreno situa-se na rua Marechal Deodoro, 354, na região central de Formiga. A obra tem capacidade de suportar seis andares e contará com estrutura para atender, aproximadamente, 1800 assistidos, tendo, dentre outras divisões, consultórios, auditório, loja para venda de material arrecadado, bar/café, instalações sanitárias, vestiários, refeitório, elevador, áreas administrativas e área para oficinas terapêuticas.
Como forma de incentivar a participação dos alunos no projeto e também no apoio à associação, no ato da matrícula, os acadêmicos do 8º período de Engenharia Civil doarão pacotes de fralda geriátrica, as quais, posteriormente, serão doadas à entidade.
Foto da fachada da futura sede da Associação Mão Amiga